O prefeito Gerson Pessoa confirmou, nesta quarta-feira (10), que no começo do segundo semestre deve inaugurar a primeira clinica com médicos especialistas em Osasco.
Ainda sem um nome definido, o local está sendo chamado informalmente de AME municipal. AME é a sigla de Ambulatório Médico de Especialidades, um programa da Secretaria da Saúde do governo do estado. A proposta de Gerson é fazer algo muito parecido.
A informação foi dada durante visita do prefeito à Câmara Municipal para receber um cheque simbólico de RS 14 milhões oriundos do repasse de 50% das emendas impositivas destinadas por 18 vereadores para a Saúde.
A AME municipal de Osasco funcionará nos mesmos moldes da AME estadual. Em um único prédio a prefeitura irá centralizar as consultas com médicos cardiologistas, neurologistas, ginecologistas, gastroenterologistas, otorrinolaringologistas, oftalmologistas, dermatologistas, endocrinologistas e geriatras.
A meta da prefeitura é iniciar o atendimento até setembro. Segundo Gerson Pessoa assumir o controle das consultas em âmbito municipal, sem precisar recorrer ao sistema Cross para agendamento, vai permitir melhor controle da situação e, consequentemente, solução mais rápida dos problemas no setor.
Ainda não foi informado se na AME municipal serão ofertados também exames. É bem provável que sim. Durante a campanha eleitoral, Gerson prometeu o chamado Ganha Tempo, uma espécie de Poupatempo da Saúde semelhante ao Poupatempo de serviços, ou seja, o paciente passará por consulta e também poderá fazer os exames no mesmo local.