Gerson Pessoa (Podemos) e Lau Alencar (PSD) foram empossados prefeito e vice-prefeito de Osasco, respectivamente, nesta quarta-feira, 1º de janeiro. Sessão solene aconteceu na Câmara Municipal de Osasco e também empossou os 21 vereadores eleitos.
Em seu discurso, Gerson revelou as três áreas que serão prioridades durante sua gestão e confirmou que a entrega do Hospital da Criança e da Mulher, em obras na Zona Norte da cidade.
“Saúde, Educação e Segurança serão prioridades em nosso governo. Não só entregaremos obras que estão em andamento, como o Hospital da Criança e da Mulher e as Escolas do Futuro, mas também iniciaremos novas obras e projetos como: novas UBS, Pronto Atendimento e o novo terminal de ônibus no Centro de Osasco”.
O hospital está em obras na avenida Getúlio Vargas, no Jardim Piratininga. A construção começou em abril de 2021. No dia 30 de setembro do ano passado, a administração municipal informou que as obras estavam 85% prontas e em fase final de acabamento.
O Hospital da Criança e da Mulher terá 3 pavimentos, 3 salas de Centro Cirúrgico, 10 leitos de UTI, 6 leitos de Enfermaria, 10 leitos de Enfermaria Lactante, Setor de Aleitamento Materno, 8 leitos de Enfermagem Cirúrgica, 8 leitos de Enfermagem de Adolescentes, 8 consultórios, setor de Emergência, Apoio, Sala de Raio X, Sala de Tomografia, Sala de Espera, Apoio Cirúrgico, Administrativo, dentre outros setores.
O candidato mais bem votado da história
Gerson Pessoa venceu as eleições para prefeito no 1° turno com 75,28% dos votos válidos. Ele obteve 285.998 votos e conquistou o posto de prefeito mais bem votado da história de Osasco. Superando, inclusive, seu padrinho político Rogério Lins, até então o recordista de votos, quando em 2020 foi reeleito com 61% da preferência do eleitorado.
Em segundo lugar ficou Emidio de Souza (PT) com 57.245 votos o que representa 15,07% do eleitorado. O ex-presidente da Câmara, Elissandro Lindoso (Novo), terminou em 3° lugar com 35.474 votos (9,34%) e em último Glória Brito com 1179 votos (0,31%).
Gerson Pessoa foi deputado estadual em 2023 e 2024 e secretário municipal da Tecnologia e Desenvolvimento na gestão do prefeito Rogério Lins. Em 2022, Gerson disputou sua primeira eleição e obteve 143 mil votos sendo 108 mil deste total em Osasco. A votação expressiva o tornou o deputado estadual mais bem votado do município, superando o ex-prefeito Celso Giglio que, da cidade, sempre foi o recordista de votos na disputa por vaga na Assembleia Legislativa. Gerson teve como padrinho político o prefeito Rogério Lins que exerceu seu segundo mandato e não pode concorrer por já ser reeleito.