O deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) venceu as eleições para prefeito, no 1° turno, com 285.998 votos, o que representa 75,28% dos votos válidos.
Apadrinhado político do atual prefeito Rogério Lins, a criatura superou o criador e bateu o recorde anterior de 61% dos votos válidos, até então, pertencente a Lins.
Até 2021, Gerson era um completo desconhecido do eleitorado osasquense. Sua ascendência na vida pública viria após decisão do grupo político de Lins de lançá-lo candidato a deputado estadual, em 2022, para testá-lo nas urnas. Foi eleito para a Assembleia Legislativa com 143 mil votos, sendo 105 mil em Osasco.
A votação expressiva o tornou o deputado estadual mais bem votado do município, superando o ex-prefeito Celso Giglio que, da cidade, sempre foi o recordista na disputa por vaga na Assembleia Legislativa.
A partir de 1° de janeiro, Gerson enfrentará seu maior desafio. Não estará mais na sombra da popularidade de Rogério Lins e ainda terá a missão de manter o eleitorado fiel a seu criador até a próxima eleição.