O deputado estadual Gerson Pessoa, líder do Podemos na Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quinta-feira (27) com o secretário Estadual de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, para pontuar algumas situações de segurança para Osasco e região. O encontro aconteceu na sede da Secretaria.
No encontro, Gerson informou que a prefeitura de Osasco disponibilizou a ampliação do botão SOS Escola também para as unidades escolares estaduais e particulares do município, garantindo mais segurança para os alunos e colaboradores da Educação. Com isso, Gerson solicitou ao secretário a possibilidade de disponibilizar um contingente da Polícia Militar para trabalhar de forma ininterrupta (24×7), presencialmente, nas instalações do Centro de Operações Integradas (COI) que Osasco opera. É o COI quem recebe os pedidos de ajuda acionados pelo aplicativo SOS Escola.
Ainda durante a reunião, o deputado explicou que a Prefeitura de Osasco implementou em 2018 o Centro de Operações Integradas, ambiente físico com funcionamento ininterrupto que utiliza tecnologias da informação e de comunicação para agilizar o atendimento de ocorrências nas áreas de segurança pública e mobilidade urbana.
“Para tornar ainda mais efetiva as ações na área da Segurança Pública e para que possamos enfrentar as adversidades de forma coordenada e na mesma velocidade que elas surgem, é fundamental a integração das forças de segurança pública. Iremos realizar a capacitação de todos os profissionais envolvidos nesta área”, frisou Gerson Pessoa.
Também participaram da reunião o secretário de Segurança de Osasco, Coronel Virgolino; o comandante da GCM/Osasco, Miguel Arcanjo Maidana; o Tenente Coronel Keida, o delegado seccional da Polícia Civil, doutor Flamínio, e o delegado geral da Polícia Civil, doutor Artur Dian.
O que é o aplicativo SOS Escola
O aplicativo SOS Escola é um botão de alerta disponibilizado aos gestores escolares através de um aplicativo instalado nos aparelhos de celulares com sistema Android ou IOS. O objetivo é alertar, de forma rápida e eficaz, possíveis invasões ou outros problemas relacionados à segurança na rede escolar.