O prefeito Gerson Pessoa voltou a prometer o Centro de Especialidades de Osasco para o 2° semestre deste ano. A promessa foi ressuscitada, na sexta-feira(30), durante entrega do prédio da Policlínica Zona Sul. Local foi reformado após incêndio no final do ano passado.
O Centro de Especialidades seria uma espécie de AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do governo do estado, mas deve ser realizado com ajuda do governo federal.
Há três dias, o presidente Lula lançou o programa “Agora Tem Especialistas” para ampliar o atendimento à população e reduzir tempo de espera no SUS.
Iniciativa com estados e municípios permite a participação de toda a estrutura de saúde do país, pública e privada. Prevê ainda estender turnos, mutirões e carretas para regiões desassistidas
O “Agora tem especialistas” prevê o credenciamento de clínicas, hospitais filantrópicos e privados para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco em seis áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A contratação será feita pelos estados e municípios.
Gerson não detalhou como será o Centro de Especialidades de Osasco, nem mesmo se receberá o nome de Ganha Tempo, termo utilizado durante sua campanha, ou virá com ajuda do governador Tarcísio de Freitas, de Lula, ou nenhum dos dois.
Nas eleições a promessa de Gerson era reunir médicos especialistas e exames em um só lugar para “poupar tempo” dos pacientes. Em todos os eventos da Saúde, o prefeito reforça seu compromisso em melhor essa área da administração.