A assessoria do governador Tarcísio de Freitas alega que a Linha 22-Marrom do Metrô será contemplada pelo programa “SP nos Trilhos”.
No material produzido pelo Palácio dos Bandeirantes, no final de maio, quando o programa foi anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, a Linha 22-Marrom não foi citada.
Dos R$ 194 bilhões, destinados ao “SP nos Trilhos”, não há informação, por enquanto, do quanto será destinado ao Metrô até Cotia. Segundo a Comunicação do Palácio dos Bandeirantes, o detalhamento será divulgado, em breve, no site do governo.
O anteprojeto de engenharia da Linha 22-Marrom já foi iniciado e as sondagens de solo estão em execução.
Metrô até Cotia
O ramal terá 29 km de extensão com 19 estações e um pátio para 52 trens. Por dia devem ser transportados 649 mil passageiros. Na região, Cotia deve ter quatro estações e Osasco duas.
O Metrô entre o bairro do Sumaré (na Capital) e Cotia (na Grande São Paulo), não deve ser iniciado na gestão de Tarcísio de Freitas como governador, mas deve ter todo seu processo acelerado pelo Estado neste período. A projeção é de que a Linha 22-Marrom demore dez anos para sair do papel.
Trem até Alphaville
Já o outro projeto que prevê a expansão da linha de trem metropolitano até Alphaville, em Barueri, seguirá engavetado. A Linha 24-Arco Oeste é cogitada há 13 anos e prevê 5 novas estações dentro de Osasco, 3 estações em Alphaville (Barueri) e 5 em Carapicuíba.