Nesta terça-feira (20), o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, foi eleito novo presidente do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo). Teco Godoy, prefeito de Itapevi, será o vice.
Gregório assume no lugar de Guto Issa, prefeito de São Roque, que chegou a ser cotado para a reeleição, mas a maioria optou em priorizar a rotatividade no cargo.
O Cioeste é considerado o maior consórcio intermunicipal do Brasil em importância socioeconômica. A região do consórcio representa aproximadamente 3% do PIB nacional e 10% do PIB do estado de São Paulo.
Sua abrangência populacional é de quase 3 milhões de habitantes distribuídos em 14 municípios que somam 3 mil quilômetros quadrados de área urbana e rural.
Fundado em 2013, ele atua como uma associação pública que une municípios para desenvolver políticas regionais comuns em áreas como mobilidade, saúde, segurança e meio ambiente, dentre outras.
Com a adesão oficial da capital São Paulo e de cidades como Itu e Ibiúna em 2025, o consórcio passou a ser formado por 14 cidades.
Estiveram presentes na eleição os prefeitos Gregório Maglio (Pirapora do Bom Jesus), Teco Godoy (Itapevi), Welington Formiga (Cotia), doutor Sato (Jandira), Beto Piteri (Barueri), Mário Pires (Ibiúna), Rodrigo Andrade (Araçariguama), Kauã Berto (Cajamar), Herculano Passos (Itu), Lau Alencar (vice-prefeito de Osasco que foi representando Gerson Pessoa), José Roberto (Carapicuiba), Piter Santos (Vargem Grande Paulista),
Os prefeitos ausentes foram Guto Issa (São Roque) e Ricardo Nunes (São Paulo).