A delegada Priscila Camargo que tomou posse, na quarta-feira (24), como secretária da Segurança Pública de Itapevi, já sinalizou o desejo de incluir a cidade ao Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência).
Priscila se reuniu, um dia antes de sua posse, com Reinaldo Monteiro, presidente da AGM Brasil (Associação Nacional das Guardas Municipais). No encontro foi exposto à delegada a importância de Itapevi aderir ao Sisbin.
O município seria o primeiro da região Oeste da Grande São Paulo a aceitar a proposta da AGM Brasil.
Segundo Reinaldo Monteiro, ao aderir ao Sisbin o município vai poder municiar a Agência Brasileira de Inteligência com informações que possam detectar ações ligadas às facções criminosas.
De acordo com ele, embora o combate ao crime organizado não seja competência direta da Guarda Municipal, ela se depara constantemente com essas situações.
A partir dessas informações repassadas ao Sisbin, o município cria um link direto com o órgão de Inteligência. A Guarda Municipal seria mais um canal de abastecimento do Sisbin.
A proposta da AGM Brasil a Itapevi vai ao encontro de outra oferta feita a Priscila Camargo por Rafael Freitas, delegado da Polícia Federal, que se colocou à disposição da nova secretária para combater a violência em Itapevi dentro das competências da PF, o que inclui o crime organizado.
Em entrevista ao Diário da Região, Priscila Camargo disse que pretende criar dentro da Guarda Municipal um Serviço de Inteligência. Isso seria fundamental no combate a pancadões e bailes funk.
O Sisbin
O Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência) é ligado à Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que seria o equivalente ao FBI nos Estados Unidos.
Cada órgão do SISBIN atua na obtenção e compartilhamento de informações no âmbito de sua área de competência e auxilia na produção conjunta de conhecimentos de Inteligência.
Os conhecimentos embasam a produção de relatórios de Inteligência, destinados ao assessoramento estratégico da Presidência da República, ou à utilização pelos próprios órgãos integrantes.