8 de novembro de 2025 05:57

Homem morre ao cair em ribanceira na Raposo Tavares
Homem dá tiros para impedir corte de energia por funcionários da Enel
Dois ladrões de farmácia morrem em troca de tiros com a PM no Metalúrgicos
Carro bate em outros 4 e fica "pendurado" em mureta que divide pistas na Raposo Tavares
Osasco é uma das cidades vencedoras do Prêmio Brasil Sem Fome, do Governo Federal
Jandira recebe Festa do Morango neste fim de semana

8 de novembro de 2025 05:57

Homem morre ao cair em ribanceira na Raposo Tavares
Homem dá tiros para impedir corte de energia por funcionários da Enel
Dois ladrões de farmácia morrem em troca de tiros com a PM no Metalúrgicos
Carro bate em outros 4 e fica "pendurado" em mureta que divide pistas na Raposo Tavares
Osasco é uma das cidades vencedoras do Prêmio Brasil Sem Fome, do Governo Federal
Jandira recebe Festa do Morango neste fim de semana

Hospital de Barueri faz estudo que identifica Covid na retina

Da redação     -
09 de agosto de 2021

Na semana passada, o artigo conduzido pela equipe de oftalmologia do Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) foi publicado na revista norte-americana JAMA Ophthalmology. O estudo, realizado com a colaboração da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), identificou a presença do vírus Sars-Cov-2 na retina de pacientes com Covid-19.

Para desenvolver a pesquisa, foram analisados os olhos doados pelos familiares de três pacientes do HMB que faleceram por Covid-19. Dois pacientes eram homens e um era mulher, com idade entre 69 e 78 anos, e todos estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), receberam ventilação mecânica e apresentavam complicações pulmonares graves.

“Nós fomos a primeira equipe do mundo que descobriu alterações oftalmológicas relacionadas ao novo coronavirus. No primeiro estudo, vimos os sinais que a doença causava nos olhos, como hemorragias e infartos.  Por isso, decidimos ampliar as pesquisas. E com a microscopia eletrônica, que aumenta muitas vezes a retina, encontramos de fato a partícula viral compatível com a Covid nos olhos que já apresentavam sinais clínicos”, explica Heloísa Nascimento, coordenadora de oftalmologia do HMB e coautora do artigo.

O estudo inicial, feito entre março e junho de 2020, foi desenvolvido com 60 pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do HMB e com 44 pacientes de enfermaria do Hospital São Paulo. Dos 104 pacientes participantes, 21,9% apresentaram lesões oculares e 3%, lesões que comprometiam a visão. A pesquisa mais recente, que identificou a presença do vírus na retina, indica que essas complicações oculares podem ser provocadas porque o vírus está alocado diretamente nos olhos e provavelmente não são consequências ou sequelas da infecção geral causada pelo novo coronavírus.

A equipe ressalta que a identificação do próprio vírus nos olhos aponta que após a infecção inicial no sistema respiratório, o Sars-Cov-2 pode se espalhar pelo corpo do paciente, e atingir diferentes órgãos e tecidos. Essa evidência científica, comprovada por meio de duas abordagens diferentes, pode ajudar a esclarecer alterações anormais geradas pela doença, ampliar a compreensão das sequelas, além de expandir o conhecimento para pesquisas futuras.