Levantamento realizado e divulgado pela CNN a Grande São Paulo tem ocupação, ao todo, de 63% dos leitos de UTI. Na região, o Hospital Geral de Itapevi já não tem mais leitos de UTI disponíveis. De acordo com o boletim informativo divulgado nesta quarta-feira, 6, pela prefeitura de Itapevi o município conta com 4168 casos confirmados de coronavírus, 258 óbitos, 176 óbitos descartados, 4 óbitos em investigação, 3903 curados, 244 casos em investigação com isolamento domiciliar e 7785 casos descartados.
De acordo com a apuração, os Hospitais Municipais Vila Santa Catarina e Santa Casa de Santo Amaro, ambos na zona sul da capital paulista, também não têm mais leitos de UTI disponíveis. A Santa Casa, por exemplo, está com as 20 vagas de terapia intensiva ocupadas. A prefeitura explicou que as vagas dependem de regulação e que a lotação pode variar.
Por nota à CNN, a Secretarias Municipais de São Paulo explicou que o relaxamento das medidas de isolamento social pode ter colaborado no aumento de internações e que precisou usar parte dos leitos de UTI para o atendimento de outras doenças. Ao todo, a capital tem 966 leitos de UTI e 24 hospitais na rede pública.
Em Guarulhos, o Hospital Geral e o Complexo Hospitalar Padre Bento também não têm vagas. O Hospital Pimentas Bonsucesso está perto da totalidade com ocupação de 94%. A Secretaria de Saúde de Guarulhos disse que está em “tratativas com um hospital privado do município para contratação de leitos de UTI e clínicos destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19”. A Prefeitura de Embu das Artes informou que o hospital municipal Irmã Anette tem cinco leitos de UTI em uso. O Hospital Ipiranga também está com lotação máxima. (fonte: cnn.com.br)