Localizado em Barueri, o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes pode receber o nome de Rubens Furlan Júnior. A homenagem a Rubinho Furlan foi apresentada pelo deputado estadual Oseias de Madureira (PSD) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e protocolada como Projeto de Lei nº 891/2024. No último dia 6, o PL deu entrada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na Alesp.
Em sua justificativa, o deputado ressaltou a trajetória política de Rubinho. “Sua trajetória destacou-se nas campanhas da irmã Bruna Furlan para deputada federal e estadual, além das bem-sucedidas campanhas de seu pai, Rubens Furlan, para a prefeitura de Barueri em 2016 e 2020. Esse percurso consolidou sua liderança política na região. Mesmo enfrentando a doen-ça, liderou a organização da campanha de Beto Piteri à prefeitura de Barueri”.
Rubinho Furlan faleceu às 2h35 do dia 11 de agosto de 2024. Ele lutava há 2 anos e 8 meses contra um câncer no intestino e fígado. Filho do ex-prefeito de Barueri, Rubens Furlan e da ex-primeira-dama, Sônia Furlan, Rubinho tinha 39 anos e era casado com Carolina Morishita Maeda.
A escolha por Barueri
O Hospital Regional foi inaugurado no dia 23 de dezembro do ano passado. Quando iniciaram as tratativas para construção de um novo hospital na região, o estado de São Paulo era governador por João Doria. As cidades de Jandira e Santana de Parnaíba também queriam o novo regional. Na época, Bruna Furlan, hoje deputada estadual, era deputada federal e intermediou com o governador Doria a escolha de Barueri para instalação do novo hospital regional.
A unidade foi construída por meio de uma parceria entre a Prefeitura, que doou o terreno e parte do valor da obra; e o Governo Estadual, que pagou a outra metade da construção do prédio, equipou e irá manter a unidade em funcionamento.