4 de dezembro de 2025 23:01

Mulher é presa por tentar matar cães e gatos; ela anda com faca e pedras na bolsa
Itapevi realiza a “Parada de Natal” neste sábado
GCM apreende 8 motos de turma de Parelheiros que veio fazer “rolezinho” em Barueri
Justiça determina intervenção em hospital de Embu das Artes
Vídeo de “farm views” em SP para gerar visualizações, curtidas e engajamento falsos é fake
Renata Abreu não descarta Igor ou Lins para governador se Tarcísio se lançar a presidente

4 de dezembro de 2025 23:01

Mulher é presa por tentar matar cães e gatos; ela anda com faca e pedras na bolsa
Itapevi realiza a “Parada de Natal” neste sábado
GCM apreende 8 motos de turma de Parelheiros que veio fazer “rolezinho” em Barueri
Justiça determina intervenção em hospital de Embu das Artes
Vídeo de “farm views” em SP para gerar visualizações, curtidas e engajamento falsos é fake
Renata Abreu não descarta Igor ou Lins para governador se Tarcísio se lançar a presidente

Ibiúna sedia 1º Fórum de Empreendedorismo Rural da Região de Sorocaba

Da redação     -
11 de novembro de 2025

Ibiúna recebeu na sexta-feira (7) o 1º Fórum de Empreendedorismo Rural da Região Metropolitana de Sorocaba, reunindo representantes de mais de 30 municípios, produtores rurais, empreendedores e especialistas do setor. O evento aconteceu na Área de Lazer I, das 9h às 17h, com o tema “Novos Caminhos Para o Agronegócio”.

Segundo a Prefeitura, o fórum nasceu com o propósito de acelerar o desenvolvimento sustentável no campo, aproximando produtores, técnicos e instituições que promovem o acesso à tecnologia, inovação e captação de recursos. A iniciativa busca fortalecer a conexão entre oferta e demanda, impulsionando a economia regional por meio do agronegócio.

O prefeito de Ibiúna, Mário Pires, destacou a importância do evento para o fortalecimento do agronegócio regional. “O campo é a base da nossa economia e da segurança alimentar do país. Este fórum representa um passo importante para unir tecnologia, inovação e boas políticas públicas em favor do produtor rural. Ibiúna se orgulha de sediar este encontro que fortalece o agronegócio e impulsiona o desenvolvimento regional”, afirmou o prefeito.

Ele ainda falou sobre o potencial de produção da cidade. “Ibiúna é uma das maiores produtoras de alimentos da nossa região e tem um papel estratégico na segurança alimentar do Estado. Nosso desafio é manter o homem e a mulher do campo com dignidade, com acesso à tecnologia, assistência técnica e oportunidades. Quando fortalecemos a agricultura familiar, fortalecemos também a economia, o emprego e a qualidade de vida das famílias”, completou.

O fórum contou com a presença de autoridades de diversos municípios da RMS e de regiões vizinhas, entre eles Cotia, Campinas, Guareí, Capela do Alto, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo e São Roque.

Também participou o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em São Paulo, Estanislau Steck, que destacou a importância da integração entre os entes públicos e privados para garantir competitividade e sustentabilidade no campo.

Steck também abordou o projeto de transformar a Fazenda Ipanema em um polo do Instituto Federal de Boituva, totalmente voltado à agricultura familiar, que poderá se tornar o primeiro centro especializado do Brasil nesse segmento.