Essa semana o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), se reuniu com as secretarias da Saúde, Educação e Administração para falar das estratégias para chegada da vacina contra Covid-19. “Tratamos da organização do município para realizar a vacinação e também para retomada das aulas”, contou. De acordo com o prefeito a cidade já está organizada para iniciar a aplicação assim que receber as doses, sejam elas do Instituto Butantã ou da Fiocruz. Já sobre a volta às aulas a situação é um pouco diferente e dependerá diretamente do início da imunização.
“A prefeitura já tem condições de aplicar todos os protocolos sanitários, mas a data exata para retomada será definida quando tivermos informações mais concretas com relação ao início da vacinação. Precisamos retomar as aulas e nossa expectativa é para fevereiro, mas isso acontecerá apenas se houver vacina disponível. Da parte da prefeitura está tudo organizado! Assim que a Anvisa aprovar alguma vacina e Itapevi receber os lotes, vamos divulgar as datas de vacinação e retomada das aulas”.
As aulas presenciais estão suspensas desde o final de março deste ano quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia da Covid-19. Ao Diário, em dezembro do ano passado, a prefeitura informou que a retomada será gradual e terá, ainda, reforço pedagógico de acordo com a necessidade de cada aluno. “Será realizada uma avaliação diagnóstica dos alunos com a proposta de colocar o plano de recuperação e reforço escolar em prática”.
Mesmo com o retorno às salas de aula a criança vai ter que se adaptar a algumas regras de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus. A prefeitura irá adotar protocolos sanitários de distanciamento social para os alunos, dispenser de álcool em gel espalhados em pontos estratégicos das unidades escolares e termômetros digitais para aferir a temperatura corporal de todos alunos, professores e funcionários.