18 de junho de 2026 02:09

Brasil vence França mesmo com Zé afastado por causa de uma 'banana'
Traficante condenado a 26 anos volta ao crime em Carapicuíba após duas semanas em liberdade
Bandidos violentos espancam mulher antes de roubar o celular dela
17 motos são apreendidas em seis horas de operação da PM em Osasco
Guarda Municipal atropela e não socorre cão em Carapicuíba; animal morreu
Bloqueios da PM em Barueri e cidades vizinhas fiscalizam 134 motos, 300 pessoas e 164 motoristas

18 de junho de 2026 02:09

Brasil vence França mesmo com Zé afastado por causa de uma 'banana'
Traficante condenado a 26 anos volta ao crime em Carapicuíba após duas semanas em liberdade
Bandidos violentos espancam mulher antes de roubar o celular dela
17 motos são apreendidas em seis horas de operação da PM em Osasco
Guarda Municipal atropela e não socorre cão em Carapicuíba; animal morreu
Bloqueios da PM em Barueri e cidades vizinhas fiscalizam 134 motos, 300 pessoas e 164 motoristas

Igor sugere policiamento aéreo com respaldo terrestre na região

(Divulgação)

Da redação     -
21 de outubro de 2020

O prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), sugeriu à Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste) a criação de um policiamento por terra e ar realizado pelas Guardas Municipais em parceria com a Polícia Militar. A proposta é criar uma polícia especializada em região metropolitana, com uso de helicópteros com canhões de luz e apoio de equipes em solo que poderiam ser das Guardas Municipais e da Polícia Militar.  Elas atuariam principalmente à noite.

“Nós temos aproximadamente 20 milhões de habitantes nas 39 cidades da região metropolitana de São Paulo. Isso representa quase metade da população do estado. Aqui também se concentra a maior parte da riqueza produzida pelos municípios paulistas. Por estes e outros fatores, precisamos proteger de uma forma diferente essas cidades. Talvez criando uma polícia especializada que vá além dos Batalhões da PM, com patrulhas mais eficazes, com helicópteros, como vemos em Nova York, nos Estados Unidos”.

A ideia de Igor já foi exposta ao Cioeste, consórcio que reúne prefeitos das principais cidades do Oeste da Grande São Paulo como Osasco, Barueri, Itapevi, Carapicuiba, Jandira e Parnaíba, dentre outros municípios.

“Temos um exemplo lindo que é a Corporação do Àguia (helicópteros da PM) que faz resgate terreste e trabalho aéreo. A proposta para o governador, por meio do Cioeste, e de se fazer uma parceria com as prefeituras que poderiam pagar parte desse custo. Polícias dos principais países de primeiro mundo policiam à noite com helicópteros. Temos quantos locais vulneráveis ao tráfico de drogas? Se tivermos um helicóptero que voe à noite, que possa com canhão de luz identificar esses locais e ter apoio das equipes de solo para fazer o cerco, imagine o quanto reduziríamos a criminalidade. Hoje, o Águia não voa à noite porque não são preparados para voos noturnos. O governo do estado poderia investir nisso, comprar helicópteros que voem à noite. Imagine bailes funks. Helicóptero chegando a um baile funk e a Guarda Municipal acompanhando em solo, iria acabar com o baile em poucos minutos”, explica o prefeito.