Em Itapevi, a partir desta quinta-feira (29), todas as pessoas que estiverem dormindo na rua e que tiverem algum animal de estimação também terão um abrigo garantido para seus bichinhos nas noites frias de inverno.
Enquanto a equipe do Programa Amor Acolher busca os moradores de rua para o pernoite em hotel, se for constatado que alguém tem a companhia de animal de estimação, a pessoa também será convidada a autorizar que seu bichinho seja encaminhado para o canil da prefeitura, onde ele será alimentado e poderá dormir em um local quente e limpo.
Assim, além de estar segura contra o frio no hotel, com acesso a sopa, banho quente e um quarto limpo com cobertores, o hospede também ficará tranquilo sabendo que seu amiguinho está seguro, alimentado e aquecido no canil. Pela manhã, o animal será devolvido ao dono no mesmo local que eles se despediram na noite anterior.
Para esta ação, a equipe do Programa Amor Acolher, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, conta com o apoio dos agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.
Canal com a população
Além da busca ativa realizada pelos assistentes sociais, a prefeitura também disponibiliza um canal direto com a população para solicitar acolhimento a pessoas que dormem nas ruas, nas noites de inverno.
A rede de proteção funciona assim: o cidadão que ver alguma pessoa dormindo na rua ou procurando abrigo deve ligar para o telefone (11) 4141-0474. O agente pegará o endereço e um ponto de referência e solicitará que uma equipe do Programa Amor Acolher vá até o local e converse com a pessoa em situação de rua, oferecendo o pernoite em hotel.
O acolhimento das pessoas em situação de rua é feito sempre de maneira espontânea. Embora todos os serviços oferecidos tenham como objetivo exclusivo manter a saúde deste público, nem todas as pessoas nestas condições aceitam participar porque se recusam a seguir as regras sociais exigidas pelo programa.
Quem não aceita o pernoite, recebe um cobertor e orientações para se proteger do frio. Todos em situação de rua contatados pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania são cadastrados e acompanhados pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).