A prefeitura de Itapevi realiza no sábado, 30, o Dia D de vacinação contra a gripe, das 8h às 17h, nas unidades de saúde Cohab, Amador Bueno, Cardoso, Rainha, Suburbano, Rosemary, Santa Cecília e Gióia.
Devem ser vacinados idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias.
No mesmo dia, essas mesmas unidades de saúde farão também o Dia D contra o sarampo e devem ser vacinados profissionais de saúde que precisam atualizar a carteira de vacinação e crianças menores de cinco anos.
Durante a semana, a vacinação contra a gripe continua das 9h às 15h30 em todas as unidades de saúde, respeitando o calendário do público-alvo liberado.
Até o dia 29 podem se vacinar idosos e profissionais da saúde e, a partir do dia 30, também crianças.
Gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebês há 45 dias) começam a ser vacinadas no dia 2 de maio; professores, pessoas com deficiência e comorbidades, a partir do dia 9.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração.
A única forma de evitar a doença é por meio da imunização: vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.
Gripe
A vacina do Butantã contra a gripe (influenza) é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Alergia a ovo
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.
Confira o calendário de vacinação contra a gripe em Itapevi:
– 28/3: Idosos acima dos 80 anos;
– 4/4: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
– 30/4: Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade (gripe e sarampo);
– 02 de maio: Gestantes e puérperas;
– 9 de maio: Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
– 16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Unidades de vacinação – Dia D contra a Gripe e Sarampo – 30 de abril
– Cohab (rua Sebastião Mamede, 205)
– Amador Bueno (rua Bambina Amirabile Chaluppe, 200)
– Cardoso (rua Padre Giovanni Cornaro, 277)
– Rainha (rua Prof. Dimarães Antonio Sandei, 123, Vila Nova Itapevi)
– Suburbano (rua Alphélia Josefina Simionato Moreno, 275)
– Rosemary (rua Serra dos Bororós, 32)
– Santa Cecília (rua Dos Camarões, 123)
– Gióia (rua Silvio Nogueira, 86)