Para prevenir alagamentos e combater enchentes a Prefeitura de Itapevi iniciou com a limpe-za do córrego Ribeirão São João a Operação Verão. Desde o último dia 2, os trabalhos estão sendo realizados com as máquinas fazendo o desassoreamento na região da avenida Leda Pantalena com a rua Rafael Barranco, no Jardim Portela.
A limpeza neste córrego continua até o final de janeiro, passando pelos bairros Jardim São Carlos, Sorocabana, Santa Rita e Amador Bueno até chegar no limite do município com São Roque, na altura do bairro São João Novo.
Para os trabalhos de desassoreamento onde há acesso dos maquinários são utilizadas esca-vadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e retroescavadeira.
Já nas áreas onde não é possível acessar com máquinas, as equipes de zeladoria urbana reali-zam a poda e corte do mato e retirada de pneus, lixo e entulho. O material recolhido é enca-minhado para um local apropriado e autorizado para receber estes materiais.
Operação Verão
A Operação Verão é um programa permanente da Prefeitura de Itapevi que consiste na lim-peza e no desassoreamento de rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pela chuva na cidade, além da retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha destes locais e tam-bém nas margens dos rios, piscinões e em 20 mil bocas de lobo por toda a cidade.
Em caso de ocorrência devido às chuvas, o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 4450-6784 e com a GCM pelos telefones 199 (24 horas).
Além da Operação Verão, a Prefeitura pede aos moradores que ajudem a manter as áreas dos rios limpas, não descartando lixo e entulho nas ruas, terrenos vazios, beiras dos rios e córregos. Só assim será possível contribuir com a limpeza do sistema de escoamento de águas de chuva e prevenindo alagamentos na cidade.
Para facilitar a vida da população, a Prefeitura mantém em Itapevi quatro ecopontos no Jar-dim Rosemary, Vila Dr. Cardoso, Cohab e Jardim Santa Rita, que funcionam de segunda a sex-ta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h.
Multa
Com a instalação dos ecopontos e os trabalhos da Operação Verão, a Prefeitura endurece a fiscalização do descarte irregular de resíduos sólidos. A multa para quem for flagrado prati-cando a irregularidade pode chegar a R$ 21 mil.
Para denunciar irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com o Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi) ou pelo telefone 4143-7600.
É possível denunciar também à GCM, que apoia as ações dos fiscais, pelo telefone 199, ou à Polícia Militar, pelo 190. Estes telefones funcionam 24 horas por dia.