A Prefeitura de Itapevi interditou, nesta segunda-feira (28), o tráfego para veículos na avenida Rubens Caramez da praça Carlos de Castro até a Praça 18 de Fevereiro.
Está liberada apenas a passagem de pedestres. A previsão é de que em cerca de 60 dias o trecho seja liberado.
As obras englobam a readequação do espaço com a criação do Boulevard de Compras com a instalação de dutos subterrâneos de elétrica e dados.
Via alternativa
A via alternativa para os motoristas que passarem pelo local é acessar a rua Joaquim Nunes, que terá sentido de mão única, subindo rumo à rua Escolástica Chaluppe para retorno ao Centro ou acesso à rua Pedro Luís Garcia, sentido para Cohab ou São Roque.
Neste caso, o motorista deverá pegar a avenida Brasil e descer, contornando a praça 18 de Fevereiro até sair na rua Américo Valentin Cristianini, onde cairá na avenida Rubens Caramez já no trecho liberado.
Novo Boulevard de Compras
Em fevereiro, a Prefeitura iniciou a construção do novo Boulevard de Compras no Centro. A iniciativa prevê a construção de uma nova via, que vai abranger 420 metros de extensão na avenida Rubens Caramez, entre as praças Carlos de Castro e 18 de Fevereiro.
De acordo com levantamento da Secretaria de Infraestrutura as obras atingiram cerca de 40%.
Na fase atual das obras, a avenida Rubens Caramez passa por escavações na faixa ao lado da praça 18 de Fevereiro com instalação da parte elétrica.
O espaço terá total acessibilidade, um visual moderno e totalmente arborizado.
Os trabalhos são viabilizados com recursos próprios e também por meio de uma parceria com o Governo do Estado.
A inauguração do espaço deve acontecer no segundo semestre deste ano.
Com essa implantação, os carros deixarão de percorrer esse trecho da avenida com frequência.
Além da avenida Rubens Caramez, as duas praças existentes no início e no final do percurso também passarão por uma revitalização e, dessa forma, ficarão padronizadas segundo os projetos arquitetônico e de paisagismo do novo calçadão.
Sobre o Calçadão
Para a implantação, será realizada a demolição das atuais calçadas existentes ao longo da avenida.
Depois, o trecho receberá pisos intertravados, três conjuntos de mesa e bancos em concreto, condizentes à identidade visual.
A pista da via para pedestres e as duas praças terão piso tátil para acessibilidade dos deficientes visuais e outros bancos de concreto aparente.
Haverá ainda uma pavimentação asfáltica para tráfego médio e controlado de veículos para carga e descarga do comércio.
O percurso contará ainda com postes com luminárias duplas de iluminação, com fiação embutida, vagas para bicicletários e lixeiras duplas distribuídas no calçadão.
Na parte de paisagismo, o projeto garantirá a colocação de grama esmeralda em algumas partes das praças e também na avenida, além de palmeiras imperiais.