A prefeitura de Itapevi fará, no dia 15 de abril, às 19h, uma audiência pública online para ouvir a população e melhorar a prestação dos serviços de transportes público coletivo urbano (ônibus) no município.
Durante o encontro serão debatidos valores de tarifas, extensão de trechos percorridos pelos veículos, possibilidades de novas rotas e expansão da frota, além do período de vigência do futuro contrato de concessão.
Com o título “Concessão Onerosa do Lote Único do Serviço de Trabalhos Coletivo de Passageiros do Município de Itapevi”, o evento será virtual em virtude da pandemia de Covid-19 e poderá ser acompanhado por meio do link https://youtu.be/6aYj6WDokY0. Para ter mais detalhes, basta acessar https://licitacoes.itapevi.sp.gov.br/licitacoes/523
Inicialmente, o projeto básico do sistema de transporte coletivo prevê a operação de 36 linhas e frota de até 85 veículos, sendo 10 reservas, além do serviço de zelar pela eficiência, rapidez, conforto, pontualidade e segurança nas viagens.
O edital vai propor que os novos veículos venham equipados com o que há de mais moderno e confortável, como: wi-fi na integralidade da frota, ar condicionado, acessibilidade para pessoas com deficiência, redução dos índices de poluição com sistema mecânico inteligente e integração com outros sistemas de transportes na cidade. A frota não poderá ter mais de cinco anos de idade e cada veículo, individualmente, não poderá ultrapassar 10 anos.
Com as contribuições da população, a previsão é de que a publicação do edital definitivo – com as revisões e os apontamentos realizados durante a audiência pública – seja realizado na última quinzena de abril, quando deverá ser dado início ao processo de concorrência da concessão.
Ainda em dezembro, a prefeitura atualizou a legislação municipal que trata das políticas públicas municipais de mobilidade urbana, revogando a lei anterior e aprovando, na Câmara de Itapevi, no dia 18 de dezembro, a Lei Complementar nº 130, relativa aos transportes coletivos urbanos de Itapevi. A concessão autoriza a empresa vencedora a prestar os serviços durante 20 anos, com renovação do contrato por igual período.