Alunos da rede municipal de ensino de Itapevi devem voltar para as salas de aula no início do próximo ano. Ao Diário, a prefeitura confirmou que o retorno está, sim, previsto para fevereiro. As aulas presenciais estão suspensas desde o final de março deste ano quando a OMS (Organização Muncial da Saúde) declarou a pandemia da Covid-19.
Segundo a prefeitura, a retomada será gradual e terá, ainda, reforço pedagógico de acordo com a necessidade de cada aluno. “Será realizada uma avaliação diagnóstica dos alunos com a proposta de colocar o plano de recuperação e reforço escolar em prática”.
Mesmo com o retorno às salas de aula a criança vai ter que se adaptar a algumas regras de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus. A prefeitura irá adotar protocolos sanitários de distanciamento social para os alunos, dispenser de álcool em gel espalhados em pontos estratégicos das unidades escolares e termômetros digitais para aferir a temperatura corporal de todos alunos, professores e funcionários.
A prefeitura também vai autorizar a reabertura das escolas estaduais no município. Embora as aulas na rede estadual tenham sido retomadas em outubro, o governador João Doria deu autonomia aos prefeitos para decidirem se reabririam ou não os prédios. Na quinta-feira, 17, Doria anunciou que manterá o retorno gradual às aulas presenciais para o ano letivo de 2021 em todas as fases do Plano São Paulo.
Segundo o estado, se uma área estiver nas fases vermelha ou laranja do Plano São Paulo, as escolas da educação básica, que atendem alunos da educação infantil até o ensino médio, poderão receber diariamente até 35% dos alunos matriculados. Na fase amarela, elas ficam autorizadas a atender até 70% dos estudantes; e na fase verde, até 100%. Os protocolos sanitários devem ser cumpridos em todas as fases.