A prefeitura de Jandira começou nessa quarta-feira, 20, sua campanha de vacinação contra a Covid-19. A primeira a ser vacinada no município foi Gabriela Moreira Rocha, enfermeira e responsável técnica pelo CCC (Centro de Combate ao Coronavírus). Já Davi Rodrigues, enfermeiro e diretor técnico da Secretaria Municipal da Saúde, foi o primeiro a aplicar a vacina.
Apesar do início da campanha de imunização, médicos que estavam no local reafirmaram que ainda é necessário que a população continue com os cuidados de precaução, como manter o uso de máscara e álcool em gel, por exemplo.
A cidade deve imunizar cerca de 18 mil pessoas nessa primeira fase onde o público alvo é formado por profissionais da Saúde, indígenas, quilombolas e idosos acima de 60 anos. Nesta primeira remessa Jandira recebeu do governo do Estado mil doses da CoronaVac.
Em entrevista ao Diário, o prefeito de Jandira, doutor Sato, explicou que somente para imunizar os profissionais da área da Saúde Jandira precisa de 2 mil doses. Para a campanha a cidade terá dois postos que irão funcionar 24 horas, além dos postos de saúde que atendem durante o dia. Já foi estabelecido que as aplicações das doses serão feitas, inicialmente, nos bairros da Analândia, Jardim Tereza e região Central. Os funcionários também já estão treinados e orientados para evitar aglomerações.
“A vacina é como se fosse uma das maiores leis da humanidade. A gente tem que proteger o próximo, como se estivesse protegendo a si mesmo. É uma das grandes leis divina. Olha, eu te protejo, quero seu bem, como quero o meu bem. A vacina está aí para isso. Essa vacina foi elaborada por cientistas, grande pensadores, grandes intelectuais, então é um produto que veio para defender a humanidade”, disse o prefeito.
Conforme o boletim informativo divulgado pela prefeitura na segunda-feira, 18, a cidade tem 2.920 casos confirmados de coronavírus, 2.797 pessoas curadas, 2.492 casos suspeitos, 13 mortes em investigação e 123 mortes confirmadas pela doença.