Jandira é o município que tem a menor taxa de mortalidade de São Paulo, na categoria cidades com 100 a 150 mil habitantes, segundo os dados do Infosiga, ferramenta do Governo do Estado.
Os números são referentes aos últimos doze meses e apontam que essa taxa está em 5,07 vítimas para cada 100 mil habitantes.
“Acredito que esse resultado é fruto de vários fatores, mas todos decorrentes do entendimento da gestão municipal sobre a importância de se dar atenção às questões do trânsito. Há bem pouco tempo essas questões eram cuidadas por um departamento, com o recurso reduzido. O investimento da Prefeitura em criar a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes possibilitou melhorar a estrutura de trabalho, adquirindo viaturas, uniformes, investindo em capacitação para os nossos servidores e promovendo ações para a melhoria das nossas vias no que diz respeito à sinalização, principalmente”, explicou Alexandre Jurcovichi, Secretário de Mobilidade Urbana e Transportes da cidade.
Segundo ele, a estratégia para reduzir as mortes no trânsito foi focar nas campanhas de educação. Em 2023, pela primeira vez na história do município, Jandira ficou na 66ª colocação no eixo Mobilidade do Brasil e na 14ª no eixo Mobilidade do Estado de São Paulo nas cidades de 100 a 500 mil habitantes no Ranking CSC (Connected Smart Cities).
“Na prática, isso significa que a nossa Mobilidade Urbana, que antes nem aparecia entre as 100 melhores do país, agora é motivo de orgulho porque estamos no caminho certo. Sabemos que ainda há muito por fazer, mas esse reconhecimento nos enche de gás para continuarmos com o trabalho que vem dando certo. Isso se deve muito à visão do prefeito, doutor Sato, que enxerga a questão como coisa séria, de muito estudo e do empenho da equipe para melhorar a vida da população jandirense”, finalizou Jurcovichi.