10 de outubro de 2026 09:07

Quatro são presos em biqueira de Barueri com mais de 470 porções de drogas
Foragido por furto é preso em Itapevi; ele tinha tatuagem de Coringa nas costas
Tarcísio diz a Lins que primeira AME do segundo mandato será a de Osasco
“Vou tocar o terror no STF”, diz Marçal ao cogitar indicação de Flávio Bolsonaro
Formiga cobra saneamento até 2029 e tapa-buracos da Sabesp em Cotia
BBB da estrada: Raposo Tavares terá mais 177 câmeras com inteligência artificial

10 de outubro de 2026 09:07

Quatro são presos em biqueira de Barueri com mais de 470 porções de drogas
Foragido por furto é preso em Itapevi; ele tinha tatuagem de Coringa nas costas
Tarcísio diz a Lins que primeira AME do segundo mandato será a de Osasco
“Vou tocar o terror no STF”, diz Marçal ao cogitar indicação de Flávio Bolsonaro
Formiga cobra saneamento até 2029 e tapa-buracos da Sabesp em Cotia
BBB da estrada: Raposo Tavares terá mais 177 câmeras com inteligência artificial

Jovens da Fundação CASA conquistam vagas de aprendizes em Osasco

Da redação     -
15 de maio de 2023

Três adolescentes, com idades entre 16 e 18 anos, que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação CASA Osasco I e II, em Osasco, conquistaram vagas no Programa Jovem Aprendiz Trabalhador em Osasco.

Na semana passada, os jovens fizeram o exame médico admissional e assinaram os contratos de trabalho. O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE) da Prefeitura de Osasco destinada a jovens moradores da cidade, com idades entre 16 e 22 anos.

“Não medimos esforços quando se trata de apresentar novas oportunidades para as nossas crianças, jovens e adolescentes no mercado de trabalho e oferecer a eles uma nova visão de mundo e possibilidades”, ressaltou o prefeito Rogério Lins.

Como aprendizes, os adolescentes desenvolverão atividades teóricas e práticas, com tarefas no ambiente de trabalho que gradativamente progredirão em complexidade.

O salário é de R$ 909,15, além de vale-transporte correspondente ao deslocamento e vale-refeição no valor de R$ 154,00.

“Promover a empregabilidade e a geração de renda é a nossa missão, e quando isso é fruto de uma política afirmativa como a inserção de públicos mais vulneráveis no mercado de trabalho formal, essa missão ganha outros contornos. Ficamos extremamente felizes com a conquista desses jovens por meio de uma política pública afirmativa desenvolvida pela SETRE, e isso nos motiva ainda mais a continuar traçando estratégias para melhorar a inserção de públicos que, estatisticamente, têm mais dificuldade de colocação no mercado de trabalho formal”, destacou o secretário municipal da SETRE, Gelso Lima.

Até junho, os jovens passam por capacitação com profissionais do Instituto Projov e com conteúdo necessário para começarem a aprender a lidar com o mundo corporativo, como organização, gestão financeira, orientação profissional, dentre outros. Depois, cada um atuará em um órgão da prefeitura.

“A inserção desses adolescentes no mundo do trabalho é uma das portas para a reinserção social, depois que cumprem a medida socioeducativa”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

Os jovens dos CASAs Osasco I e II participaram do primeiro edital de seleção do Programa em 2023. As inscrições aconteceram em março. Nos centros socioeducativos, as equipes multidisciplinares auxiliaram os adolescentes a se inscrever.

Para o primeiro edital deste ano, a prefeitura disponibilizou cem vagas, tendo como prioridade a seleção de adolescentes e jovens que cumpram medida socioeducativa ou sejam egressos do sistema.

Foram oferecidas vagas nas áreas de Administração (60), Logística (17) e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação (23).