A prefeitura de Itapevi usou, novamente, suas redes sociais para mostrar mais um ato de vandalismo praticado na estação de trem da cidade. No vídeo é possível observar jovens colocando objetos que “travam” a escada. A ação foi praticada nesta terça-feira (13).
No final do ano passado, ainda na gestão do prefeito Igor Soares, a prefeitura informou que, entre janeiro e dezembro de 2024, foram registrados 20 atos de vandalismo na mesma escada. Na época, um vídeo, gravado pelas câmeras de segurança da estação, mostra três jovens colocando um artefato no topo da escada. Uma espécie de bomba caseira de pequeno poder explosivo. Um rapaz segura o artefato, um outro jovem (acompanhado de uma garota) dá cobertura. Os três deixam o local rapidamente após encaixar o artefato na base dos degraus.
No ataque desta terça-feira, uma mulher usando saia e blusa de moleton coloca algo para travar o funcionamento da escada. Ela abaixa rapidamente e insere algo no sistema de rolagem. Um rapaz parece acompanhá-la. Nas imagens postadas, nas redes sociais da prefeitura, o rosto dos jovens é ocultado. O vandalismo flagrado hoje não foi praticado pelo mesmo grupo de jovens filmados em 2024, quando um vídeo expôs a fisionomia dos três vândalos.
Em 2024, a prefeitura não informou quanto foi gasto no conserto desses 20 atos de vandalismo, mas pediu às pessoas que denunciem qualquer movimento suspeito no local. Em 2025, sob o governo de Teco Godoy, a prefeitura volta a pedir ajuda da população para denunciar os vândalos.