Em Carapicuíba o requerimento 72/2021, protocolado na Câmara Municipal, pede que a cidade seja considerada Município de Interesse Turístico (MIT). O documento foi apresentado pelo vereador professor Ladenilson (MDB) e questiona o secretário de estado de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz, se ele conhece o potencial turístico da cidade.
“É de conhecimento, desta secretaria do estado, o potencial turístico presente na cidade de Carapicuíba, uma vez que possuímos a única Aldeia Jesuítica do Século XVI do estado de São Paulo?”, questionou Ladenilson afirmando, ainda, que o pedido é extremamente relevante “para que o turismo em nossa cidade seja reconhecido, dinamizado e devidamente regulamentado pelo governo do estado de São Paulo”.
Na Assembleia Legislativa tramita o projeto de lei 600/2019, apresentado pelo deputado André do Prado (PL), que classifica como de Interesse Turístico o Município de Carapicuíba. Atualmente o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça onde aguarda resposta do ofício enviado à secretaria de Turismo e Viagens do estado solicitando a análise da proposta.
A busca pelo título de Município de Interesse Turístico (MIT) não é só uma questão de status. Para investir e desenvolver o turismo, toda cidade considerada MIT recebe recursos do governo do estado.