Nessa quinta-feira (31), o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, informou que o projeto Nova Raposo será leiloado no fim deste mês. O certame está agendado para 28 de novembro.
O projeto, que ganhou fôlego na gestão de Tarcísio de Freitas como governador, está orçado em R$ 7,1 bilhões em investimentos e a concessão prevê o repasse de 90 quilômetros de rodovia à iniciativa privada por 30 anos.
No trecho entre São Paulo e Cotia estão previstos seis pedágios no sistema free flow, sem praça de cobrança, uma espécie de “sem parar”.
Dentre as principais intervenções estão a abertura de uma quarta faixa, ou marginal da Raposo, na chegada à Capital.
Um grupo formado por engenheiros e ligados ao “Movimento Nova Raposo, Não” estima que a concessão da rodovia à iniciativa privada deva exigir um milhão de metros quadrados de áreas desapropriadas para execução do projeto em sua totalidade.
O governo do estado busca saídas para problemas na rodovia principalmente na chegada a São Paulo, cujas faixas existentes não suportam mais a demanda de carros nos horários de pico.
Na região de Embu das Artes uma “alça externa” seria criada no trecho oeste do Rodoanel, aliviando o tráfego na região.
No total, o projeto prevê investimentos para duplicação de 36 km, implantação de 36 km de faixas adicionais, 48 km de vias marginais; 24 novos dispositivos, adequação de 59 novas obras de artes especiais; 38 novas passarelas, 73 pontos de ônibus, equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras.
A “Nova Raposo” tem gerado polêmica e um coletivo formado por 90 associações de moradores, empresas da região e coletivos ambientais são contrários às mudanças. O governo do estado garante que acatou 80% das propostas feitas em audiência pública e por outros canais de comunicação criados para os usuários da rodovia.
63% não conhecem o projeto
Uma pesquisa realizada pela Mira Pesquisa, empresa contratada pelo movimento “Nova Raposo, Não”, mostra que 63% dos entrevistados desconhece a proposta do governo estadual para concessão da rodovia à iniciativa privada no trecho entre São Paulo e Cotia.
O método utilizado foi o quantitativo por meio de ligações automatizadas, em um sistema chamado Unidade de Resposta Audível (URA).
Em uma primeira etapa, 2.166 ligações foram feitas perguntando ao entrevistado se ele já tinha ouvido falar do projeto Nova Raposo —1.360 (63%) responderam não.
O estudo foi realizado nos dias 3 e 4 de outubro e abrangeu moradores de Vargem Grande Paulista, Cotia e dos bairros da capital paulista Butantã, Morumbi, Raposo Tavares, Rio Pequeno e Vila Sônia. A margem de erro é de 3,5%.