Nesta segunda-feira (23), o prefeito Rogério Lins, visitou o quarto-modelo da Maternidade Amador Aguiar, na Zona Norte de Osasco. Ele servirá de padrão para os demais.
Em dois meses, a prefeitura pretende entregar 12 leitos que, segundo Lins, serão semelhantes aos dos hospitais particulares.
As obras de reforma e modernização começaram em abril. Até dezembro a previsão de entrega é parcial. O término da obra deve ficar sob a responsabilidade do próximo prefeito.
Cada quarto acomoda até duas pessoas e será equipado com camas ajustáveis, armários, banheiro com chuveiro e barras de apoio, poltronas reclináveis para amamentação ou descanso, mesinhas de apoio para refeições, botões de chamada de enfermagem, berços hospitalares ao lado dos leitos, equipamentos médicos para monitoramento materno e neonatal, além de televisão.
De acordo com a prefeitura, a primeira etapa com 12 leitos acontece até o final de 2024. No último dia 21, a maternidade completou 28 anos de funcionamento. Desde a inauguração, em 1996, no local já foram realizados 157.331 partos.
A modernização completa, com 24 novos leitos, está programada para ser finalizada em maio de 2025. Durante o período de obras, o hospital, único com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, continuará atendendo normalmente.
A reforma, realizada pela Prefeitura de Osasco em parceria com a Uninove e a empresa de engenharia MFB, conta com um investimento de mais de R$ 14 milhões.
As melhorias incluem a troca de pisos, portas e janelas, manutenção das redes elétrica e hidráulica, renovação dos telhados, pintura interna e externa, reconstrução dos banheiros, instalação de ar-condicionado em todos os quartos e novos equipamentos médicos.