O prefeito Rogério Lins (Podemos) afirmou que ainda neste primeiro semestre a Prefeitura irá zerar a fila de espera por vaga em creches. Nesta quinta-feira (1º), ele participou do início dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Osasco.
“Para muitos isso era uma utopia. Para muitos isso era inalcançável, mas nós vamos conseguir no primeiro semestre deste ano caminhar para zerar a fila de espera por creche em nossa cidade”, disse o prefeito na tribuna.
No início do primeiro mandato de Rogério Lins, em 2017, cerca de 12 mil crianças estavam na fila de espera por vaga em creches.
“A mãe não conseguia trabalhar ou para trabalhar tinha que deixar o filho com alguém. Então falamos que iríamos construir e ampliar e fizemos o que foi possível. Agora nós conseguimos consolidar essa parceria com as OSC e a gente tem mais ou menos mil vagas excedentes dentro da nossa demanda que a gente precisa atender, ou seja, vamos conseguir cobrir todas as crianças que estão na lista de espera e ainda vai sobrar vagas”, finalizou o prefeito.
As OSC são Organizações da Sociedade Civil que são contratadas para prestarem determinados serviços.
Em outubro do ano passado, a Secretaria da Educação de Osasco firmou convênios, por meio de chamamento público, com 33 novas entidades parceiras, que juntas atenderão 3.876 crianças em berçário 1 e 2 e maternal 1 e 2, ou seja, crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses.
As crianças a serem atendidas nas novas creches também receberão uniforme escolar a partir do próximo ano, segundo o prefeito.
Na ocasião em que as novas OSC foram contratadas, Osasco já possuía convênio com outras 15 entidades, que atendiam 1.646 crianças. Além das vagas em creches conveniadas, as creches da rede municipal atendem outras 8.996 crianças.
Neste ano, a Prefeitura deve entregar quatro novas creches municipais. Elas serão construídas nos bairros Jaguaribe (obras já iniciadas), Jardim Mutinga, Portal D’Oeste e Jardim Helena.