Em entrevista concedida na segunda (17), o prefeito de Osasco, Rogério Lins, explicou que Osasco foi escolhida entre as 4 cidades brasileiras para ir a Portugal em busca de parcerias nas áreas de
tecnologia, desenvolvimento, negócios e intercâmbio cultural.
O prefeito visitou as cidades de Aveiro, Guimarães, Braga, Porto e Matosinhos onde assinou acordos de colaboração econômica. São municípios muito avançados no setor de tecnologia e inovação. Lins explicou que, durante a viagem, iniciou conversa com uma unicórnio portuguesa semelhante ao Mercado Livre.
Segundo o prefeito, os acordos assinados abrem portas para que empresas com sede em Portugal se instalem também no Brasil e, de preferência, em Osasco e vice versa.
Em Guimarães, por exemplo, surgiu a primeira startup bilionária de Portugal.
Portugal já possui 7 unicórnios avaliados em mais 34 bilhões de euros (1/3 do PIB), 165 incubadoras e aceleradoras e 2.236 startups. O país do bacalhau e do vinho está cada vez mais digital, destacando-se no cenário mundial de inovação e tecnologia.
Portugal possui um número de startups 13% acima da média europeia ep pretende duplicar os incentivos financeiros na área nos próximos 5 anos.
Somente a Europa deve investir 95 bilhões de euros no programa Horizonte, que reúne fundos europeus para investigação e inovação no período entre 2021 e 2027.