O prefeito Rogério Lins pediu calma aos motoristas após abertura da nova ponte de acesso a Osasco neste domingo (19).
Ele explicou que a Secretaria de Mobilidade Urbana implantou uma série de mudanças no trânsito da região central.
Segundo Rogério Lins serão 10 dias de adaptação. Ele sugeriu aos moradores que saiam mais cedo de casa e retornem mais tarde neste período.
O que muda no trânsito
Desde sábado (18) está em vigor a reestruturação do sistema viário na região central de Osasco. Segundo a Prefeitura, as mudanças foram necessárias para melhorar a fluidez do tráfego após inauguração da nova alça de acesso ligando a rodovia Castelo Branco à avenida Fuad Auada.
Entre as alterações estão a mudança do sentido de direção da rua Cipriano Tavares, que agora conectará a avenida Maria Campos à rua Dona Primitiva Vianco.
Outra alteração atende ao fluxo que vem da avenida Maria Campos com o objetivo de acessar as vias marginais e retorno ao Centro e a Zona Norte da cidade. A nova rota passa pela rua Cipriano Tavares, segue pela Praça Padroeira do Brasil e pela rua Cônego Afonso, utilizando a nova ponte sobre o córrego Bussocaba acessando a Rua Domingos Odália Filho.
Também ocorrem mudanças na rua doutor Jaime Regalo Pereira. Agora, o primeiro quarteirão da rua, localizado entre a avenida Maria Campos e rua Tomás Spitaleti, vai operar com sentido duplo de direção.
A Prefeitura ressaltou que a rua doutor Jaime Regalo Pereira, a partir da avenida Maria Campos ou do viaduto Ignês Colino, receberá apenas ônibus de linha regular. Em contrapartida, o tráfego de automóveis será permitido no sentido oposto.
Durante o período de adaptação dessa nova configuração do sistema viário, serão disponibilizados faixas, banners e painéis digitais com as informações para motoristas e pedestres.
Aplicativos de trânsito tem rota atualizada
Os aplicativos de trânsito também estarão com a nova rota atualizada. É importante que os motoristas estejam atentos à nova sinalização e respeitem as alterações, garantindo assim o sucesso da iniciativa e a segurança de todos.
Semáforos inteligentes
Com a reestruturação do sistema viário, a avenida Maria Campos terá um único semáforo, na altura da rua Cônego Afonso, com equipamentos inteligentes que contarão com sinalização em tempo real, otimizando o fluxo de veículos.
Também serão instalados semáforos inteligentes sob a ponte metálica (viaduto Reinaldo de Oliveira).
Os novos semáforos inteligentes contam com detectores virtuais que são capazes de calcular a distância entre os veículos em movimento, ajustando automaticamente os intervalos de sinalização para minimizar congestionamentos e atrasos.
O sistema nobreak integrado garante que, mesmo em caso de interrupção no fornecimento de energia, os semáforos continuem operando.