26 de maio de 2024 14:15

Aposta de Osasco leva prêmio de 1,2 milhão na Lotofácil
Capotamento "trava" Raposo Tavares no sentido Capital
Tarcísio autoriza 16 radares na Raposo entre Cotia e SP; veja locais
Ana Paula Rossi deixa Câmara de Osasco por um mês
Cajamar faz Expo Emprego com maior oferta de vagas da história da Região Metropolitana
Emidio diz que “escola não é quartel” sobre escola cívico-militar

26 de maio de 2024 14:15

Aposta de Osasco leva prêmio de 1,2 milhão na Lotofácil
Capotamento "trava" Raposo Tavares no sentido Capital
Tarcísio autoriza 16 radares na Raposo entre Cotia e SP; veja locais
Ana Paula Rossi deixa Câmara de Osasco por um mês
Cajamar faz Expo Emprego com maior oferta de vagas da história da Região Metropolitana
Emidio diz que “escola não é quartel” sobre escola cívico-militar
Lula atende pedido de Sérgio Ribeiro e confirma Instituto Federal em Carapicuíba
Da redação     -
12 de março de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça (12), a abertura de uma nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) em Carapicuíba.

Segundo o ex-prefeito Sérgio Ribeiro, “este passo representa uma expansão significativa da educação profissional e tecnológica na região, prometendo acesso gratuito e de qualidade à educação para a população local”.

O anúncio foi feito no Palácio do Planalto e contou com a presença de Sergio Ribeiro, que é o pré-candidato do PT para disputar novamente ao cargo na cidade nas eleições deste ano.

Em seu discurso, Lula disse que “é com base no investimento na educação que a gente pode ter a certeza que este país chegará a ser um país desenvolvido”.

Lula durante anúncio dos 100 municípios contemplados com Institutos Federais.
O que é o Instituto Federal?

O IFSP, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, é reconhecido por sua excelência na oferta de educação profissional e tecnológica.

Criado pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, o instituto cumpre uma função vital na estratégia educacional do país, garantindo pelo menos 50% de suas vagas para cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada com o ensino médio.

A nova unidade em Carapicuíba planeja oferecer uma ampla gama de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação nas áreas de tecnologia, licenciatura e bacharelado.

Esses cursos são desenhados para atender às demandas do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

A importância da expansão educacional

Com a inauguração do Instituto Federal em Carapicuíba, a educação profissional e tecnológica se torna mais acessível, promovendo inclusão e diversidade na cidade.

Este avanço está alinhado com as estratégias do Plano Nacional de Educação, visando não apenas a expansão do ensino médio integrado à educação profissional, mas também a interiorização da educação superior.

Modalidades de ensino adaptativas

Além dos cursos presenciais, a nova unidade do IFSP oferecerá opções de Ensino a Distância (EaD) por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), permitindo flexibilidade e acessibilidade aos estudantes, que também terão encontros presenciais periódicos, facilitando ainda mais o acesso à educação de qualidade.

“A chegada do Instituto Federal em Carapicuíba é um marco para a educação no Brasil, prometendo transformar o cenário educacional e tecnológico da região. Com um leque diversificado de cursos e modalidades de ensino, a nova unidade está pronta para acolher e formar a próxima geração de profissionais qualificados, impulsionando o desenvolvimento local e nacional”, explicou Sérgio Ribeiro.

“Se para o Serjão então Carapicuíba será contemplada, brincou Lula”
Ministro Padilha agradece Sergio Ribeiro pela luta pelo Instituto Federal.

Em vídeo junto com o ex-prefeito Sergio Ribeiro, o Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha diz que “é mais investimento pra Carapicuíba”, e que esse é um sonho para a juventude da cidade.

“Eu falei para o presidente Lula que já tinha terreno, área doada e que o Sergio estava junto, e o presidente respondeu que se era o Serjão então Carapicuíba estaria dentro das cidades contempladas”.

A luta

A retomada pela implantação de um Instituto Federal em Carapicuíba começou, em julho de 2023, quando Sergio Ribeiro foi até o MEC (Ministério da Educação e Cultura), protocolar um pedido.

Reunião no Ministério da Educação.

Em outubro do mesmo ano, Sergio e moradores de Carapicuíba vão até a regional do Ministério das Relações Institucionais em São Paulo, também levar o pedido para a retomada do IF na cidade.

Em março de 2024, Sergio Ribeiro vai novamente à regional do Ministério das Relações Institucionais, onde foi dada a resposta de que o Instituto Federal em Carapicuíba estaria no pacote de lançamentos anunciados pelo Presidente Lula em 12 de março.