Em entrevista ao Diário da Região, a pré-candidata a vereadora de Barueri, Mari Tavelli (PSB), defendeu renovação na Câmara Municipal. Para ela, os parlamentares que caminharam durante os últimos oito anos com o governo de Rubens Furlan e agora abandonaram o barco para caminharem com o pré-candidato a prefeito Gil Arantes são traidores e não devem ser reeleitos.
Dentre eles Mari Tavelli citou Allan Miranda (PSDB). O parlamentar defendeu durante o seu mandato a causa autista e conquistou, junto ao governo de Rubens Furlan, um centro de tratamento ao autista – que atualmente está em processo de licitação.
“Eu sinto que o Allan Miranda traiu a causa dos autistas porque o prefeito Furlan, junto com o Beto Piteri [vice-prefeito], com Sônia Furlan [presidente do Fundo Social] e junto com a Secretaria de Pessoa com Deficiência construiu um centro do autista e hoje ele vira [as costas] para essa obra e esse governo para apoiar um ex-prefeito que deixou a cidade um caos, sobretudo na saúde. Então acho que é muito feio. Acho que traiu o povo, tanto ele quanto os outros que foram pra lá”, comentou Mari Tavelli.
Ela também citou como exemplo a vereadora Tânia. Segundo Mari Tavelli, a vereadora foi uma pessoa muito bem acolhida por Sônia Furlan.
“Acho que o que acontece hoje é um pedido de socorro que a Câmara faz para renovar,
até porque fica muito cômodo você passar oito anos com um governo para depois ir para o outro lado porque o outro talvez tenha uma capacidade financeira maior. Nós precisamos urgentemente pensar em renovar a Câmara pelo menos uns 10, 11 ou 12 [vereadores]”, finalizou.
No último dia 11, o prefeito Rubens Furlan (PSB) postou em suas redes sociais um vídeo ao lado de 12 vereadores da cidade declarando apoio a ele e a seu pré-candidato à sua sucessão, Beto Piteri.
Segundo Furlan, os parlamentares o procuraram para reforçar “lealdade” ao projeto de governo e à continuidade dos trabalhos desenvolvidos em Barueri.
A atitude surgiu após alguns vereadores da base, na Câmara Municipal, debandaram para a oposição.
Em vídeo, Furlan fez questão de frisar que “nada pessoal” foi solicitado. A declaração é uma “alfinetada de leve” nos “boatos” de que a oposição estivesse oferecendo “vantagens” a quem pulasse do barco.
Na lista dos doze “apóstolos” de Furlan estão os vereadores: Cris da Maternal (PSDB), doutora Cláudia Marques (PDT), Kascata (União Brasil), Keu Oliveira (PRD), Levi Jânio (Avante), Mary Rodrigues (PSDB), Ornedo Neves (DPT), Rafa Carvalho (União Brasil), Rodrigo Rodrigues (Podemos), Thiago Rodrigues (PDT), Toninho Furlan (PDT) e Wilson Zuffa (Republicanos).
No grupo de apoio à pré-candidatura de Gil Arantes (União Brasil) estão os vereadores Wilden Silva (PRD), Zé de Melo (Republicanos), Leandrinho Dantas (PRTB), Hélio Júnior (PL), Allan Miranda (PSDB), Reinaldo Campos (PRD), Tânia Gianeli (União Brasil) e Robertinho (Solidariedade).