7 de setembro de 2024 22:21

Funcionários da empresa Dois Cunhados desviavam produtos para Varejão Lopes
Falha no sistema de desgelo pode ter derrubado avião
Rock and Beer acontece neste final de semana
Acidente entre moto e carro deixa um ferido
Sabesp conserta bueiro com vazamento de sangue em Carapicuíba
Doutor Gaspar declina de candidatura a vice-prefeito de Osasco

7 de setembro de 2024 22:21

Funcionários da empresa Dois Cunhados desviavam produtos para Varejão Lopes
Falha no sistema de desgelo pode ter derrubado avião
Rock and Beer acontece neste final de semana
Acidente entre moto e carro deixa um ferido
Sabesp conserta bueiro com vazamento de sangue em Carapicuíba
Doutor Gaspar declina de candidatura a vice-prefeito de Osasco
Metrô até Cotia deve ser "mais leve”

Divulgação

Da redação     -
11 de janeiro de 2024

O Metrô de São Paulo voltou a citar sistemas de menor capacidade para operação da futura linha 22-Marrom, que vai ligar as cidades de São Paulo e Cotia, com 29 quilômetros de extensão e 19 estações, dentre elas duas em Osasco e duas na Granja Viana, bairro nobre de Cotia.

O relatório integrado 2022, que faz uma espécie de balanço do ano passado, e projeções para o futuro, a operadora cita “Metrô mais leve”.

“Devido às mudanças urbanas, à oportunidade de atendimento à USP (Universidade de São Paulo), à atualização com os dados da Pesquisa OD 2017 e à necessidade de adequar a tecnologia de uma linha menos carregada, foram realizados estudos prévios de traçado e tecnologia de metrô mais leve, com carro mais estreito e curto, permitindo túneis menores e estações mais curtas para a linha”, diz o documento.

Na literatura de transporte sobre trilhos, “Metrô leve” se refere a Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Em 2021, O diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER, disse que a operadora estuda a adoação de Veículo Leve sobre Trilhos na nova linha 22.

“Nós estamos vendo para algumas regiões, principalmente para sistemas que estão ultrapassando as fronteiras da cidade de São Paulo, dependendo da demanda da linha para questões que é o seguinte: o custo da linha do CAPEX o OPEX tem que ser razoáveis para que a gente consiga parar de pé com essa linha”, explicou.

Meca disse que há análises sobre o custo do meio de transporte. “O caso da Linha 22-Marrom, uma linha que a gente deve chegar ao município de Cotia, que tinha um projeto inicialmente só de Metrô, e a gente lá atrás discutiu monotrilho, mas o viário não permite. Então é uma linha que nós estamos pensando, estamos pensando em de repente algum outro modal de tal forma que possamos viabilizar no menor custo e consiga atender adequadamente a demanda.”

Já sobre o relatório integrado mais recente, a empresa ainda cita que “tais estudos serão aprofundados e validados no Anteprojeto de Engenharia/EIA-RIMA da linha, também em processo de contratação”.

 

Fotos: