O Metrô de São Paulo concluiu o anteprojeto da futura Linha 22-Marrom, que prevê a ligação entre Cotia e a capital paulista, com passagem por Osasco. A nova linha, inteiramente subterrânea, terá cerca de 30 quilômetros de extensão e promete reduzir o tempo de deslocamento entre os extremos para 42 minutos. O edital do projeto básico deve ser lançado ainda neste ano, segundo informações apresentadas no Programa de Inteligência Corporativa (PIC).
Durante o encontro técnico do PIC, engenheiros e especialistas do Metrô apresentaram as principais características do novo ramal. O evento abordou detalhes do traçado, das estações previstas, do pátio de manobras e dos métodos construtivos que serão empregados.
A Linha 22-Marrom será planejada para operar com intervalo máximo de 123 segundos entre os trens, podendo chegar ao mínimo de 100 segundos. A estimativa é de que o sistema transporte mais de 45 mil passageiros por hora em cada sentido. A frota será composta por 48 trens, cada um com cinco carros — menores e mais leves que os utilizados nas linhas mais antigas.
Assim como nas Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, a alimentação elétrica será feita por terceiro trilho. O layout interno adotará o modelo longitudinal, com bancos laterais, padrão comum em sistemas metroviários asiáticos, para ampliar o espaço de circulação e a capacidade de passageiros por composição.
As estações também terão dimensões mais compactas, com 110 metros de plataforma, em comparação aos 132 metros das linhas mais recentes projetadas pelo Metrô.
A construção do trajeto será dividida em dois métodos: o tatuzão (tuneladora) será usado entre as futuras estações Parque Alexandria e Sumaré, enquanto o trecho que segue até Cotia utilizará o método NATM, técnica que se adapta melhor a solos e relevos variados.
O anteprojeto técnico é a base para o desenvolvimento do projeto básico, próxima etapa antes do início das obras.