A Linha 22-Marrom do Metrô que ligará a estação Sumaré, na Zona Oeste da capital, a Cotia, atualmente em estudos, não entra em operação nesta década. Esta descartada sua implantação no governo Tarcísio de Freitas e sua finalização dependerá do próximo governador de São Paulo.
O estágio atual da Linha 22 é de anteprojeto de engenharia e retomada de licitação pública para contratação de empresa responsável pelo levantamento geotécnico, fundamental para obter informações que embasem os estudos futuros. No entanto, o ramal está no fim da fila de projetos metroviários do governo Tarcísio. A previsão de conclusão é para 2036.
A Linha mais adiantada, até o momento, é a 19-Celeste, tocada pelo próprio Metrô e que está em meio a licitações de obras civis. Depois vem a Linha 16-Violeta, que deve ter o leilão de concessão no início de 2026. A Linha 20-Rosa, por sua vez, espera pela conclusão do projeto básico, previsto para o segundo semestre do ano que vem. Só então se terá uma ideia de quando e como será oferecida à iniciativa privada.
Portanto, a Linha 22-Marrom, que promete desafogar a Rodovia Raposo Tavares, só deve entrar no radar do próximo governo do estado, quem sabe, para ser leiloada durante o futuro mandato e começar a ser implantada até o final da década, segundo previsão do site Metrô CPTM.