27 de abril de 2025 02:16

Paulistas colocam fim às finais ‘pão-de-queijo’ e decisão vai ser ‘bauru versus dogão’
Jandira terá serviços de saúde gratuitos neste sábado na praça Anielo Gragnano
Veja momento em que piloto de Itapevi conquista 1º lugar em Interlagos
Homem que matou namorada com 5 tiros tentou se passar pelo irmão ao ser preso
Emidio propõe nome de Papa Francisco ao Memorial da América Latina
Fernando Holliday adere movimento que pede volta de diretora à escola Rebuá

27 de abril de 2025 02:16

Paulistas colocam fim às finais ‘pão-de-queijo’ e decisão vai ser ‘bauru versus dogão’
Jandira terá serviços de saúde gratuitos neste sábado na praça Anielo Gragnano
Veja momento em que piloto de Itapevi conquista 1º lugar em Interlagos
Homem que matou namorada com 5 tiros tentou se passar pelo irmão ao ser preso
Emidio propõe nome de Papa Francisco ao Memorial da América Latina
Fernando Holliday adere movimento que pede volta de diretora à escola Rebuá

Metrô de Osasco será subterrâneo e com túneis e trens mais estreitos

Divulgação

Da redação     -
31 de outubro de 2024

A Linha 22-Marrom do Metrô, que terá estações em Osasco e Cotia, vai ser um ramal subterrâneo com trens e túneis mais estreitos.

A meta é que tenham menos de 10 metros de diâmetro. Uma redução de 13% em relação à area atual das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e mesmo as novas como a Linha 4-Amarela e a Linha 6-Laranja.

Com túnel menor, a Linha 22-Marrom terá trens mais estreitos e mais curtos. Serão cinco vagões e não seis como os demais ramais. As estações também serão menores no comprimento. As atuais têm plataformas com 132 metros de extensão, na Linha 22 a estação não chegará a 110 metros.

Em estações com grande fluxo de passageiros, como deve ser a Rio Pequeno e Teodoro Sampaio, o Metrô prevê uso de elevadores de alta capacidade.

A informação foi dada pelo gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo, Luiz Antônio Cortez. O objetivo, segundo ele, é reduzir o custo do projeto.

Todas essas alterações foram expostas na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, ocorrida na última sexta-feira (25).

O Metrô até Cotia poderá transportar diariamente quase 680 mil pessoas em seus 29,4 km e 19 estações. Desse total, quase 400 mil serão usuários incrementais, ou seja, que não virão de outras linhas.

Os próximos passos incluem a contratação de uma empresa para produzir o Estudo Ambiental (EIA-RIMA) em novembro e o início das audiências públicas a partir de setembro de 2025, quando também será solicitada a Licença Prévia Ambiental. (com informações do portal Metrô CPTM)