O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, falou durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que investidores internacionais já demonstram interesse na construção de um novo aeroporto no estado de São Paulo.
A cidade de Cajamar é cotada para receber o empreendimento. Segundo o ministro, o governo federal pretende concluir a obra em oito anos.
Estudos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) apontam que em seis anos o espaço aéreo paulista deva “travar” porque os dois aeroportos do estado, de Guarulhos e Congonhas, estão saturados.
O prefeito da cidade, Danilo Joan, já esteve com o ministro para iniciar as tratativas.
Estrada de ferro
Outra proposta que deve sair do papel será a reativação da estrada de ferro Perus Pirapora. Este projeto está em negociação com o governo do Estado.
A ferrovia funcionou de 1914 a 1983, ano em que foi desativada e passou a operar somente para turismo a partir de 2010.
Atualmente, ainda existem 23 trens remanescentes em acervo. Essa ferrovia é a única no estado com bitola 600mm. Sua extensão é de 22 km, sendo 17 km remanescentes, 7 km trafegáveis e 3 km operacionais.
Um aeroporto em Cajamar reforçaria a necessidade de trem para atender ao deslocamento dos passageiros até o local de embarque e desmarque dos aviões.