Em entrevista ao Diário da Região, o secretário da Habitação de Barueri, Gregório Maglio, disse que a prefeitura deve incrementar o projeto “Morar Bem” e investir em pequenas reformas de residências em áreas públicas e particulares.
O objetivo é tornar a moradia mais agradável e segura. Dentre as reformas estão previstas obras de pequeno porte como reforma de banheiros, telhados com goteiras, pinturas dos imóveis, troca de portas e janelas, vazamento de esgoto, dentre outras melhorias.
“Eu brinco que o Furlan vai virar o Luciano Huck de Barueri porque o Morar Bem é um projeto que detecta aquela casa onde o problema está desde a estrutura até uma simples pintura”, explicou. “O município pode, com recurso próprio, fazer essas intervenções e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completou.
Para selecionar os imóveis a serem contemplados pela prefeitura será feita uma análise da vulnerabilidade financeira e, consequentemente, social dessas famílias. Hoje, segundo Gregório, são 250 famílias cadastradas e aptas a receber o Morar Bem que deve começar, provavelmente, em dezembro.
O projeto Morar Bem foi instituído em 2017, por meio de lei aprovada pela Câmara Municipal, e agora será regulamentado. Ele foi revisto e sofreu adequações e, agora, está em fase de licitação para contratar a empresa para mão de obra e compra de material.