O ex-juiz Sergio Moro se filiou ao Podemos na quarta-feira (10) em ato que aconteceu em Brasília. Sua chegada ao partido é a aposta da chamada terceira via nas eleições de 2022 para presidente da República.
Nas redes sociais, Emidio de Souza (PT), o deputado estadual e amigo do ex-presidente Lula (PT), criticou o discurso do também ex-ministro da Justiça de Bolsonaro. “O anúncio da entrada de Moro na política foi da mesma forma que ele exerceu o cargo de juiz: mentindo, acusando sem provas e jogando para a plateia”.
Na cerimônia, Moro defendeu suas ações como juiz da Lava Jato, citou problemas na Economia, os efeitos da pandemia e disse que seu projeto político envolve erradicar a pobreza no Brasil, por meio da criação de uma força-tarefa permanente. Ex-juiz e maior símbolo da Lava Jato, Moro é um dos responsáveis pelas condenações contra Lula, posteriormente anuladas.
De modo geral, os principais pré-candidatos à presidência até agora são Jair Bolsonaro, sem partido, mas que já anunciou que irá se filiar ao PL; Lula e Moro. No PSDB, os tucanos ainda estão se ‘bicando’ na escolha por um dos dois nomes: o do governador de São Paulo, João Doria; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Partido decidirá quem irá disputar o posto de ‘melhor 3ª via’ para o Brasil no próximo dia 21.