Na última sessão ordinária da Câmara de Osasco, nesta terça-feira (1°), os parlamentares fizeram homenagem a Ana Paula Rossi para comemorar o Dia do Vereador.
A parlamentar faleceu no dia 8 de setembro em decorrência de um linfoma não hodgkin aos 55.anos idade. Ela estava em seu terceiro mandato e iria disputar a eleição este ano. Foi diagnosticada no começo de julho e morreu dois meses após. Ana Paula era transplantada e isso comprometeu sua imunidade e o tratamento quimioterápico.
A vereadora, que é filha do ex-prefeito Francisco Rossi e da vice-prefeita Ana Maria Rossi, sempre atuou contra a podofilia e, em seu último mandato, atuava no combate à violência doméstica tendo repassado sua emenda parlamentar de R$ 140 mil para a compra de uma viatura para a equipe Guardiã Maria da Penha da GCM (Guarda Civil Municipal). Ana Paula também era responsável pela Procuradoria da Mulher na Câmara de Osasco.
É de autoria dela a Indicação que levou à instalação em Osasco de um Ponto de Apoio a Motoboys. Outra proposta que foi acatada pelo prefeito Rogério Lins foi a criação de pontos de ônibus inteligentes em Osasco. Neste tipo de cobertura, um painel é disponibilizado às pessoas em pontos de ônibus com acesso direito a um atendente da GCM. A medida visa reduzir assaltos e ampliar a segurança dos usuários enquanto aguardam o ônibus. Um protótipo foi instalado próximo à prefeitura e a proposta vai depender do futuro prefeito para ser ampliada. A meta é de 100 pontos deste tipo nos bairros mais vulneráveis à violência.
Um projeto de lei que também merece destaque é o que permite às bancas de jornais comercializarem produtos diversos. Com a tecnologia, a venda de revistas e jornais caiu e comprometeu a renda dos jornaleiros. A medida compensa essa perda e permite que o trabalhador sobreviva às mudanças geradas pela revolução tecnológica.
Outra característica de Ana Paula Rossi era seu carisma e cuidado com os mais vulneráveis. Trabalhava diariamente em seu gabinete atendendo as pessoas e tentando, ao máximo, resolver suas demandas. Tinha um sorriso largo e um carisma inigualável.
Ana Paula Rossi planejava ser prefeita da cidade e direcionava sua carreira política neste sentido. Sua filha Stéphane Rossi deseja continuar o legado da mãe e será candidata a vereadora, nestas eleições, no lugar de Ana Paula. Ela, inclusive, vai concorrer com o mesmo número nas urnas.