A construção da nova Maternidade Municipal de Barueri, na Vila Porto, chegou a 53,18% de conclusão após um ano de obras. O contrato prevê a entrega do prédio em agosto de 2027.
A unidade está sendo construída na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, na esquina com a Rua José Maria Schiavelli. O prédio fica ao lado do Centro de Diagnósticos e em frente ao 18º GB (Grupamento de Bombeiros) e ao Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP).
Com 11.568,60 m² de área construída em um terreno de 13.552,24 m², a nova maternidade ocupará quatro pavimentos. O espaço será cerca de sete vezes maior que o da atual unidade, que funciona em uma área de 1.440 m² no primeiro andar do prédio compartilhado com o Pronto-Socorro Adulto Nair Fonseca Leitão Arantes, no Centro.
A ampliação do espaço permitirá a instalação de 16 quartos, cada um com dois leitos, além de quatro quartos de isolamento adulto. O projeto inclui ainda quatro salas de pré-parto, cinco salas de parto cirúrgico e quatro salas de parto humanizado. Para os recém-nascidos, estão previstos dois berçários e 14 boxes de internação intensiva, além de um box de UTI adulto.
A unidade terá também nove consultórios. Seis serão destinados a atendimentos gerais e três a cardiologia e exames de ECG. O prédio contará ainda com áreas para triagem, enfermagem, coleta, farmácia, serviço social e atendimento.
A estrutura inclui estacionamento com 58 vagas, sendo 43 para funcionários e 15 para o público. Entre as vagas destinadas aos visitantes, duas serão acessíveis e duas reservadas para idosos.