7 de setembro de 2024 22:17

Funcionários da empresa Dois Cunhados desviavam produtos para Varejão Lopes
Falha no sistema de desgelo pode ter derrubado avião
Rock and Beer acontece neste final de semana
Acidente entre moto e carro deixa um ferido
Sabesp conserta bueiro com vazamento de sangue em Carapicuíba
Doutor Gaspar declina de candidatura a vice-prefeito de Osasco

7 de setembro de 2024 22:17

Funcionários da empresa Dois Cunhados desviavam produtos para Varejão Lopes
Falha no sistema de desgelo pode ter derrubado avião
Rock and Beer acontece neste final de semana
Acidente entre moto e carro deixa um ferido
Sabesp conserta bueiro com vazamento de sangue em Carapicuíba
Doutor Gaspar declina de candidatura a vice-prefeito de Osasco
Nova sede da Câmara de Osasco vai custar R$ 45 milhões

Divulgação

Da redação     -
21 de setembro de 2023

A Câmara Municipal de Osasco publicou nesta quinta-feira (21) o edital para contratação da empresa que irá construir sua nova sede.

A expectativa é que o Legislativo osasquense gaste até R$ 45,9 milhões na obra. A concorrência pública 01/2023 foi publicada sob o regime de empreitada por preço global com contratação pelo menor preço ofertado. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 8 de novembro deste ano.

A nova sede da Câmara Municipal de Osasco será construída na rua Narciso Sturlini, em parte do terreno onde funcionou fábrica Adamas do Brasil. A expectativa é que o início das obras aconteça ainda este ano.

Prédio terá quatro pavimentos que abrigarão todos os gabinetes e os setores administrativos e técnicos da Casa de Leis.

Este ano, em entrevista ao Diário, Carmônio Batos, presidente da Câmara, disse que a unidade terá 27 gabinetes para vereadores. Atualmente a Câmara conta com 21 parlamentares, mas caso decida ampliar o número de representantes a nova sede estará preparada para isso.

 

Terceira sede

Esta será a terceira sede da Câmara Municipal. Em 1962, ela foi instalada em um pequeno prédio na avenida Marechal Rondon, no Centro. As atuais instalações da Avenida dos Autonomistas foram inauguradas em 1977, em um casarão que foi sede do Fórum e da Prefeitura de Osasco.

Para a construção da nova sede, a Câmara Municipal justifica as instalações atuais já “não dispõem de espaço e estrutura necessários para abrigar seguramente todos os seus setores”.

“Há um mínimo de acessibilidade e o Plenário Tiradentes comporta apenas 120 pessoas. Quando há grandes eventos, como a posse dos vereadores ou votação de projetos importantes, é necessário que a segurança limite o número de pessoas no local”, explicou a Casa Legislativa que alerta, ainda, que alguns setores estão insalubres, precários e até inseguros para a permanência de servidores e o atendimento à população.

“Osasco merece uma Câmara Municipal com instalações condignas, para assim proporcionar maior participação popular. Na nova Câmara, vamos ter espaço suficiente para debatermos juntos e confrontar ideias. Essa parceria é fundamental para que a cidade de Osasco continue nesse ritmo acelerado de desenvolvimento”, disse o Carmônio Bastos.

 

Benefícios

A nova sede da Câmara Municipal de Osasco vai contar com iniciativas que buscam gerar mais economia e menos impacto ao meio ambiente.

Em todo o entorno do terreno haverá um jardim, composto por diversas espécies de vegetação. Haverá reuso das águas da chuva e aproveitamento de luz natural.

O prédio também terá acessibilidade, além de cortar os gastos com o aluguel para utilização do prédio onde hoje estão instalados os gabinetes dos vereadores.

“Sabemos que na Casa Legislativa o poder é compartilhado e o presidente pode ter a ideia. Porém, precisa do apoio de todos os pares, que estão na Câmara representando a voz povo osasquense”, afirmou o presidente Carmônio.

Fotos: