15 de julho de 2024 00:07

Mandato coletivo AtivOz busca reeleição com nova formação
Camila Godói se reúne com Márcio França e conquista recurso para Escola do Futuro
Prefeitura Osasco implanta Operação Inverno até setembro
Musical “Os Saltimbancos” se apresenta domingo em Osasco
Fundo Social faz chamamento público para decoração natalina
Libânia Aparecida é pré-candidata a vereadora pelo PSD em Osasco

15 de julho de 2024 00:07

Mandato coletivo AtivOz busca reeleição com nova formação
Camila Godói se reúne com Márcio França e conquista recurso para Escola do Futuro
Prefeitura Osasco implanta Operação Inverno até setembro
Musical “Os Saltimbancos” se apresenta domingo em Osasco
Fundo Social faz chamamento público para decoração natalina
Libânia Aparecida é pré-candidata a vereadora pelo PSD em Osasco
Obra do novo Hospital e Maternidade de Parnaíba está em fase final

Divulgação

Da redação     -
16 de maio de 2024

Construída 100% com recursos próprios da Prefeitura de Santana de Parnaíba, a obra do novo Hospital e Maternidade Santa Ana (HMSA) está em fase final. Atualmente são realizados reparos internos, ajardinamento e instalação de equipamentos.

Além da construção do edifício e da infraestrutura interna, o local vai contar com equipamentos eletromédicos, como raios-x fixos e móveis, tomógrafo, arcos cirúrgicos, autoclaves, lavadora ultrassônica, estativas, focos cirúrgicos, alarmes e réguas de gases.

Entre os aparelhos instalados recentemente está o tomógrafo Multslice de 64 canais, considerado um equipamento de última geração.

O aparelho tem capacidade para atender pacientes com até 230 quilos e faz todos os exames de tomografia, incluindo exames de angiotomografias das coronárias de forma não invasiva, tridimensionalmente (3D), para verificar se há resíduos nas paredes das artérias do coração.

Para ser entregue à população, a prefeitura precisa finalizar a etapa de instalação dos equipamentos no novo Hospital e Maternidade e está na dependência de alguns trâmites para receber a totalidade dos aparelhos. A gestão tem a expectativa de inaugurar o equipamento público nos próximos meses.

Estrutura

Localizado na avenida Geraldo Cezar, que faz ligação com a Estrada dos Romeiros e a nova ponte sobre o rio Tietê, o novo hospital e maternidade terá cerca de 14 mil m² de área, com pronto-socorro infantil, pronto-socorro adulto e centros cirúrgicos.

A unidade contará com efetivo de cerca de 1,3 mil profissionais e vai oferecer atendimento de média complexidade, podendo realizar cirurgias de pequeno e médio porte. Serão 200 leitos entre adultos e pediátricos.

No local serão ofertadas mais de 20 especialidades médicas, entre elas cardiologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, cirurgia torácica, cirurgia plástica restauradora, neurologia, neurocirurgia, proctologia e psiquiatria.

Também serão oferecidas especialidades não médicas, como fisioterapia, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e enfermagem.
A estimativa é prestar mais de 200 mil atendimentos no pronto-socorro do hospital e realizar mais de 1,3 mil partos por ano.

Ações na saúde

A ampliação e a modernização dos equipamentos de saúde de Santana de Parnaíba, assim como a valorização do SUS (Sistema Único de Saúde), contribuíram para que a cidade se tornasse referência na área em diversos indicadores.

Nos últimos anos, houve uma diminuição acentuada na mortalidade infantil da cidade, com a taxa caindo de 15,99 em 2006 para 8,54 em 2022, conforme dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Resultados são reflexos da atenção que o município dá às gestantes, com consultas pré-natais e acompanhamento rotineiro.

Em Santana de Parnaíba, 84,70% das gestantes fazem, no mínimo, sete consultas pré-natais – índice superior ao acompanhamento que é feito no Estado de São Paulo (81,68%) e no Brasil (73,14%), conforme dados de 2021 do Ministério da Saúde.

Cidade premiada

No ano passado, o município recebeu um dos maiores prêmios da América Latina: o Prêmio InovaCidade 2023, pelos números alcançados no combate à mortalidade infantil.

Ao todo, foram inscritos 135 projetos de todo o Brasil, de instituições públicas e privadas que contribuíram para a melhoria das cidades e da vida dos cidadãos.

Santana de Parnaíba também foi destaque na terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, sendo eleita a 5ª cidade com o menor índice de mortalidade infantil (entre os municípios acima de 100 mil habitantes).

 

Fotos: