Em entrevista ao Diário da Região, Gelso Lima, secretário do Trabalho, Emprego e Renda disse que no próximo mês deve ser iniciada a construção do Uber Campus, no Parque Continental, em Osasco. O espaço vai abrigar o primeiro Centro de Tecnologia da Uber na América Latina, inaugurado no Brasil em 2018. A previsão é de que o local seja inaugurado em 2022.
De acordo com a empresa, a escolha da localização foi feita devido a proximidade com a cidade de São Paulo. O Uber Campus terá três vezes a área do atual escritório, justamente para acompanhar o crescimento projetado da empresa nos próximos anos. O novo projeto prevê 12 mil metros quadrados de área construída e outros 18 mil de área verde, para trazer mais espaços abertos e ao ar livre.
O projeto conta com salas de reuniões amplas, restaurante, cafeteria, academia e sala de amamentação, além de áreas para a prática de yoga, alongamento e meditação e para receber os cachorrinhos de estimação dos funcionários.
Ainda conforme a Uber, a mudança está em linha com a nova política de trabalho anunciada globalmente pela empresa, em abril, e visa oferecer mais espaço e qualidade de vida a seus funcionários.
A decisão foi tomada após definição de seu modelo de trabalho híbrido, que permanentemente incluirá somente três dias por semana de trabalho presencial. Os outros dois continuarão remotos. A ideia é oferecer mais flexibilidade de horários e a opção de combinar trabalho presencial e remoto da maneira que melhor se enquadre nos desafios de cada atividade e no estilo de vida de cada um.
Na região, outra grande empresa que anunciou esquema parecido de trabalho foi a XP que irá construir a Vila XP em São Roque semelhante à Apple Park, no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Todas primam pelo contato com a natureza e bem estar no ambiente de trabalho, sempre priorizando a qualidade de vida dos funcionários.
Quando foi informada a construção da Uber Campus, o diretor geral para América Latina, George Gordon, explicou que “novos hábitos foram incorporados à nossa vida com a pandemia do coronavírus”. O executivo destacou ainda que pegar longas filas para almoçar, ou gastar horas no trânsito para estar em um escritório localizado em uma região central da cidade passou a não fazer mais sentido quando “ir todos os dias ao trabalho” mudou de significado. “Só precisamos nos conectar ao celular ou notebook para chegar ao trabalho, então o espaço físico passa a ser um lugar que privilegia a convivência”, finalizou.
Gelso Lima afirmou que embora Osasco tenha pouco mais de 60 quilômetros quadrados de território ainda há locais para abertura de mais empresas com esse filosofia de trabalho. “Osasco ainda tem espaço para crescer, temos a região do Parque Mazzei, a do Bonfim que será revitalizada e se transformará em grande pólo de atração para empresas de tecnologia e o bairro de Presidente Altino com várias áreas”.