12 de dezembro de 2024 17:52

Remoção de corpo de morador de rua demora 7 horas em Cotia
Você viu isso? Bode tenta chifrar homem em rua de Carapicuíba
Marcos Neves diz que vai entregar prefeitura com contas sanadas
Câmara diz que não compactua com manifestações de teor racista
João Naves diz que vereador se aproveita politicamente da narrativa de racismo
Vereadores confirmam que Naves chamou Marino de "preto safado"

12 de dezembro de 2024 17:52

Remoção de corpo de morador de rua demora 7 horas em Cotia
Você viu isso? Bode tenta chifrar homem em rua de Carapicuíba
Marcos Neves diz que vai entregar prefeitura com contas sanadas
Câmara diz que não compactua com manifestações de teor racista
João Naves diz que vereador se aproveita politicamente da narrativa de racismo
Vereadores confirmam que Naves chamou Marino de "preto safado"

Obras da nova estação Ambuitá começam em janeiro

Divulgação

Da redação     -
14 de novembro de 2023

Em parceria com a Prefeitura de Itapevi, a concessionária ViaMobilidade inicia, em janeiro de 2024, a construção da nova estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante. A expectativa é de que a estação fique pronta em 14 meses.

As obras serão realizadas exatamente no espaço onde abrigava a antiga estação, na rua doutor José Alexandre Crosgnac, 110.

O local foi totalmente desativado no fim de abril de 2010 e demolido no mesmo ano dentro dos serviços de modernização do trecho pelo Governo do Estado.

A reconstrução está na fase de elaboração do projeto executivo, que terá todos os detalhes dessa parada e permitirá a condução dos trabalhos.

Em live em suas redes sociais nesta segunda-feira (13), o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), falou sobre a obra.

“Será uma estação moderna e preparada para o futuro. O objetivo dela é facilitar o deslocamento das pessoas e garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos que moram na região. A partir do dia 2 de janeiro de 2024 o canteiro começa a ser instalado. A contratação já foi feita. Já aprovamos o projeto de lei e agilizamos todas as burocracias necessárias para iniciarmos as obras. Todos os contratos foram devidamente assinados”, explicou.

“A previsão é de que março de 2025 a obra seja entregue. Nosso objetivo é permitir que as pessoas que residem nos bairros Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá não precisem fazer futuramente a baldeação já com as adaptações previstas. O intuito é também desafogarmos o modal de ônibus nestas regiões”, completou Igor.

Detalhes da estação

A nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.

O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Além disso, será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.

No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários. A proposta é proporcionar mais segurança e conforto. Já no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.

Sobre a estação

A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”.

Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha.

A desativação e demolição ocorreram em 2010 ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

 

Melhorias na Linha 8

A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a Linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021.

Além de construir a nova estação, o consórcio já realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá (entregue no fim de outubro) e promoveu reformas nas de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.

Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno.

A finalidade é garantir a segurança dos pedestres naquela região e vai interligar a rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado.

Em setembro, a parceria entre a Prefeitura e a ViaMobilidade iniciou o asfaltamento de 512 metros de extensão da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio) e a implantação de duas faixas de rolamento de 3 metros de largura cada e calçada de 1,5 metro de largura.

O pacote de melhorias prevê ainda a construção de um viaduto ao lado da estação Santa Rita e as implantações das passarelas do Jardim Portela, do Jardim Santa Rita e do Jardim Sorocaba.

 

Fotos:

Divulgação