Aconteceu na última sexta-feira, 2, no Jardim Primeiro de Maio, Zona Sul de Osasco, a primeira audiência do programa Câmara no Seu Bairro. Encontro entre vereadores e moradores aconteceu no auditório do CEU das Artes.
Os trabalhos nesta primeira audiência tiveram duas fases. Primeiro, os vereadores falaram da importância do programa e das políticas públicas em andamento na região. Em seguida, a população apresentou suas demandas.
A moradora Valdete Rodrigues perguntou sobre os prazos para implantação da UBS no Jardim Santa Maria, tendo em vista a dificuldade de atendimento no posto de saúde do bairro.
“O projeto da UBS já está pronto. Vão ser 16 consultórios. Dentro de três meses a obra vai começar e deve durar seis meses”, explicou o vereador Zé Carlos Santa Maria.
O morador Arnaldo Rocha perguntou sobre as perdas educacionais geradas pela pandemia de Covid-19 e que ações são previstas para repor o déficit.
“Na verdade, essa questão do que a educação vai fazer com as perdas de aprendizagem é um desafio não só na cidade de Osasco, mas geral”, respondeu a vereadora Ana Paula Rossi, destacando a Secretaria da Educação entregou notebooks com internet para alunos da rede municipal de ensino. De acordo com ela, a Secretaria de Educação trabalha para alunos que apresentam mais dificuldades.
Os moradores da região apresentaram demandas nas áreas de transporte e mobilidade, saúde, limpeza urbana, iluminação e inclusão de pessoas com deficiência.
O programa Câmara no Seu Bairro é uma iniciativa da atual Mesa Diretora da Câmara com Carmônio Bastos na presidência.
Segundo o vereador, a ideia é realizar outras três audiências. Os próximos encontros devem acontecer no CEU das Artes do Jardim Bonança, CEU José Saramago (Jardim Padroeira) e CEU Zilda Arns (Jardim Elvira). A data da próxima sessão ainda não foi divulgada.