As onze cidades que compõem o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo) irão adotar o mega feriado na próxima semana. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas e, com isso, a disseminação do novo coronavírus. Antecipação de feriados acontece no mesmo momento em que a ocupação de leitos nas redes municipais de Saúde ultrapassa a marca de 90%.
A primeira a confirmar a medida foi Barueri. A prefeitura anunciou nesta terça-feira (23) que irá antecipar três feriados municipais. Ficam alterados para os dias 29, 30 e 31 de março os feriados de São João Batista (24 de junho) e o Dia da Consciência Negra de 2021 e também o de 2022 (20 de novembro), respectivamente. A quinta-feira (dia 1º de abril) mantém-se como ponto facultativo (endoenças).
Com isso, não haverá, em Barueri, atividade profissional na cidade durante toda a próxima semana (de 29/03 a 04/04), uma vez que os feriados antecipados irão juntar-se ao feriado de 2 de abril (Paixão de Cristo). O feriado de 26 de março (próxima sexta-feira), que comemora a emancipação político-administrativa de Barueri, fica mantido.
No início da noite desta terça-feira (23), Osasco também protocolou na Câmara Projeto de Lei pedindo autorização dos vereadores para adesão à proposta. No documento a prefeitura não especifica quais feriados serão adiantados.
Em Itapevi a Câmara Municipal aprovou, também nesta terça, o Projeto de Lei Substitutivo que autoriza a prefeitura antecipar feriados. O projeto foi encaminhado para sanção do prefeito Igor Soares, autor da proposta. Na cidade serão adiantados cinco feriados: aniversário da cidade, 18 de fevereiro (2022); Consciência Negra, 20 de novembro (2021); São Judas Tadeu (padroeiro da cidade), 28 de outubro (2021); Sexta-Feira da Semana Santa e Corpus Christi.
Os demais municípios devem anunciar nesta quarta-feira (24) sobre os feriados que serão antecipados. Caberá a cada município autonomia para definir se começam o ‘mega feriadão’ nesta sexta-feira ou na próxima segunda-feira (29).