A prefeitura de Osasco anunciou que a Operação Natal vai contar com 65 guardas municipais vigiando o Calçadão da Antônio Agu e ruas adjacentes. A meta é ampliar a segurança dos consumidores neste período do ano. Em geral, nos dias que antecedem o Natal, o local recebe, em média, um milhão de pessoas. O Calçadão é o segundo maior comércio de rua do País, perdendo apenas para a rua 25 de Março, na Capital. A presença dos guardas municipais e também da Polícia Militar visa coibir a ação dos bandidos. Os 65 guardas receberão apoio de um ônibus, cinco viaturas e três motos. A operação segue até o final de dezembro.
Em Itapevi, a prefeitura também implantou a Operação Natal Seguro sob a coordenação da GCM (Guarda Civil Municipal). Os trabalhos de policiamento preventivo e ostensivo vão até o dia 31. O policiamento será realizado com patrulhamento a pé, ROM (Ronda Ostensiva com Motocicletas), Divisão do Canil, ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e os demais viaturas da corporação.
O patrulhamento será reforçado de segunda a sábado, das 8h às 22h, principalmente nos pontos comerciais. No domingo, a operação vai até as 20h. Na semana do Natal, de 23 de dezembro e 27 de janeiro, o policiamento preventivo e ostensivo será realizado no mesmo horário, exceto no dia 23, quando o policiamento será feito até as 0h. O comando da Guarda estimativa que cerca de 30 homens estarão empregados por dia na Operação Natal Seguro. Qualquer atitude suspeita na região central pode ser comunicada à GCM de Itapevi pelos telefones 199 (24 horas) e pelo 4141-0474, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.