A prefeitura de Osasco abriu processo de licitação para contratação de empresa de engenharia que irá construir o complexo Cidade da Polícia, na rua Iolanda Tredezini Mossi, nº 33, na Vila Yolanda.
A publicação foi feita na Imprensa Oficial do Município do último dia 22 e a abertura dos envelopes será dia 26 de novembro. De acordo com o cronograma físico e financeiro, o valor total investido será de R$ 57 milhões e as obras terão um prazo de 24 meses para serem finalizadas.
A implantação da Cidade da Polícia foi anunciada pela prefeitura no segundo semestre do ano passado e vai receber o nome de Valdeci Magdanelo, ex-secretário de Segurança e Controle Urbano da cidade, delegado de polícia e professor universitário que faleceu no dia 6 de outubro de 2020.
O complexo vai integrar as operações do Comando da Guarda Civil Municipal; do Centro de Operações Integradas; da Central de Inteligência e das unidades da Polícia Civil do Estado de São Paulo, como CIP (Centro de Inteligência Policial), DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Osasco), DIICMA (Delegacia de Polícia de Investigações Sobre o Meio Ambiente e Setor de Produtos Controlados Seccional de Osasco), GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), DDM (Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher), SHPP (Setor de investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa), DPI (Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso), NECRIM (Núcleo Especial Criminal) e Delegacia Seccional.
Segundo a prefeitura, a partir da criação da Cidade da Polícia, a atuação integrada entre as forças de segurança será facilitada também pela proximidade. Outro diferencial será a utilização e a incorporação de tecnologia de ponta, viabilizando o aumento da sensação de segurança e, consequentemente, a redução dos indicadores de criminalidade.