14 de fevereiro de 2026 23:40

Dise Osasco prende sete traficantes em 10 dias e apreende 905 porções de drogas
Formiga assume presidência do PDT no estado de São Paulo
Mulher impede aluno de ser espancado em frente escola estadual de Itapevi
Polícia Civil prende traficante Vagner na rua Cuiabá no Rochdale
Polícia Civil flagra dois irmãos traficando drogas no Santa Maria em Osasco
Homem furta cão de raça de dentro de garagem na região do Butantã

14 de fevereiro de 2026 23:40

Dise Osasco prende sete traficantes em 10 dias e apreende 905 porções de drogas
Formiga assume presidência do PDT no estado de São Paulo
Mulher impede aluno de ser espancado em frente escola estadual de Itapevi
Polícia Civil prende traficante Vagner na rua Cuiabá no Rochdale
Polícia Civil flagra dois irmãos traficando drogas no Santa Maria em Osasco
Homem furta cão de raça de dentro de garagem na região do Butantã

Osasco adere ao movimento Pacto Contra a Fome

Divulgação

Da redação     -
25 de maio de 2023

Na terça-feira, 23, Osasco participou do lançamento do Pacto Contra a Fome, movimento suprapartidário e multissetorial de combate à fome e redução do desperdício de alimentos no Brasil.

O movimento tem como meta fazer com que, em 2030, o Brasil não tenha nenhuma pessoa com fome e que a população esteja bem alimentada, de forma adequada e saudável, por meio da articulação entre sociedade civil, setor privado e público.

O evento aconteceu na Capital paulista e contou com representantes de empresas, universidades, organizações não-governamentais e religiosas, além de lideranças do setor público (federal, estadual e municipais).

João Perez, diretor de Segurança Alimentar, e equipe representaram Osasco na cerimônia. “A fome e o desperdício de alimentos têm múltiplos fatores. O Pacto Contra a Fome, liderado pela cofundadora e presidente do conselho, Geyze Diniz, tem o importante papel de mobilizar todos os atores, governamentais e não-governamentais, para a erradicação da fome no Brasil. Neste lançamento há a oportunidade do engajamento coletivo e intersetorial de todos que estejam liderando políticas públicas nos governos (federal, estadual e municipais), em áreas rurais e urbanas, aqueles que realizam investimentos privados no setor de alimentação e, principalmente, a sociedade civil que faz essa incrível mobilização para erradicar a fome”, disse Perez.

Por meio do Banco de Alimentos de Osasco, toneladas de alimentos que seriam desperdiçadas são destinadas adequadamente a milhares de famílias atendidas por cerca de 90 entidades sociais.

Em 2022, foram cerca de 130 mil kits distribuídos e 1,4 mil toneladas arrecadadas. Além de ter recebido menção honrosa no Prêmio Josué de Castro, em 2021, o Banco de Alimentos de Osasco compõe o Comitê Gestor Nacional da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, órgão de assessoramento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome.

O município integra o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana desde 2022 e é uma das 11 cidades do País inseridas, entre 200 cidades do mundo, na agenda de compromissos voltada à sustentabilidade e segurança alimentar e Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Em 2022 participou do Fórum Global no Rio de Janeiro.

A cidade é conveniada com a WFP/Nações Unidas/ONU, maior agência humanitária do mundo, e membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Além de todo esse compromisso com a sociedade civil, Osasco é gestora de dois conselhos municipais, o COMSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) e a Caisan (Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar), e possui o programa Nosso Futuro, que atende mais de 30 mil famílias com a transferência de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar.